Restam pouquíssimos dias para o fim de 2023 e é nesta época que são exibidos na TV os famosos programas com a retrospectiva do ano. Inspirados neles, decidimos pôr em prática uma ideia já antiga de fazer uma retrospectiva sobre o ano de Ayumi.
Essa mulher não sossega, e além das celebrações ao aniversário de carreira, em 2023 aconteceu tanta coisa que até nos surpreendemos quando fizemos a pesquisa! Será que vocês vão se lembrar de tudo?...
Confiram a seguir um resumo com os principais fatos do ano envolvendo nossa cantora favorita, divididos mês a mês.
Janeiro:
É justo iniciarmos essa retrospectiva pelo final do Countdown Live, já que esta parte do show acontece no dia 1º de janeiro. Os maiores destaques foram a performance de "Boys & Girls" (que finalmente pôde contar com o coro da plateia, graças ao fim da proibição das manifestações por voz) e o anúncio no telão sobre o show comemorativo dos 25 anos de carreira, a ser realizado ali mesmo no estádio Yoyogi no mês de abril!
Ainda no dia 1º de janeiro, a música "(NOT) Remember you" foi disponibilizada via streaming e tivemos a primeira postagem de Ayumi no ano, feita através de um rápido stories de agradecimento pelo Countdown:
"A todos que vieram ao estádio, a todos que nos acompanharam pela transmissão via dTV, a todos os membros do staff e a toda a minha equipe; muito obrigada! Vejo vocês novamente no Yoyogi em breve!!!"
No dia seguinte, mais recuperada das fortes emoções vividas nos shows, ela fez um agradecimento mais completo no Instagram, dizendo:
"Feliz ano novo!! Ainda estou curtindo as emoções dos shows, embora esteja completamente exausta.
No dia 31 as vozes de vocês tinham uma energia tão impressionante que sacudiram o Yoyogi. Comparado ao dia anterior, isso fez uma diferença tão grande no retorno nos meus ouvidos que cheguei a ficar assustada por um instante, sem que ninguém percebesse. (risos)
Ahhh, mas o que me deixou mais orgulhosa foi a minha equipe, que se empenhou ao máximo até o fim para que pudéssemos dar as boas vindas a este novo ano... *chorando*
Aos membros da equipe técnica, a toda minha equipe pessoal e, acima de tudo, a vocês que nos acompanharam via transmissão ao vivo ou estiveram presentes no Santuário: Love~!
Vejo vocês no Yoyogi no dia 8 de abril para a celebração do 25º aniversário. Meu primeiro e último grande anúncio também será feito neste dia."
Esta última frase rendeu muitas discussões e teorias entre os fãs, principalmente aqueles que há anos vêm esperando por um anúncio de aposentadoria. E qual foi o anúncio, afinal? Quando chegarmos ao mês de abril, eu conto... Hahaha!
Alguém aí, como eu, gosta de fofoca e barraco? Então olha essa história: Ayumi estava fazendo várias postagens no Instagram sobre o CDL e em uma delas pôs a legenda em inglês "I deleted you from my world. And I have no regret even one inch. Sorry but NOT sorry", o que até lembra um trecho da recém-divulgada "(NOT) Remember you". Até aí, tudo bem, mas no dia seguinte surgiram rumores de que o personal trainer da cantora, que era casado, mantinha um relacionamento secreto com uma das dançarinas, o que foi descoberto e causou a saída de ambos da equipe. Além disso, Ayumi apagou várias fotos de seu Instagram e manteve outras onde os dois safadinhos aparecem com o rosto censurado.
Se ligarmos os pontos, a ex-esposa do personal trainer pediu o divórcio em setembro do ano passado (certamente quando soube da pulada de cerca), mesmo mês em que a tal dançarina deletou suas redes sociais e apareceu pela última vez na equipe. E apesar de serem muito amigos, em outubro os dois não estavam presentes na festa de aniversário de Ayumi e de lá para cá não apareceram mais. Os rumores fazem sentido, né?...
Os dois foram "deletados da vida dela", como diz a legenda na postagem, e há teorias de que a letra de "(NOT) Remember you" tenha sido escrita com base na raiva e na decepção que Ayumi estava sentindo.
O "Remember you", primeiro full album de Ayumi em 6 anos, foi lançado em 25 de janeiro e já no dia 30 a Oricon divulgou números bem interessantes: em 5 dias o álbum vendeu 11 mil cópias e estreou no TOP10 em 6º lugar. E mais: a Oricon também tem um ranking de artistas com maior número de álbuns no TOP10, e o campeão é o cantor Eikichi Yazawa, com 55 álbuns. Ayumi ocupa o 2º lugar na lista, com 54, e Seiko Matsuda aparece em 3º, com 53 álbuns. Logo, como cantora solo feminina, Ayumi é a nº1 do Japão!
Vale lembrar que foi anunciada uma live na véspera do lançamento do "Remember you", na qual Ayumi responderia perguntas aleatórias dos fãs. No fim das contas, nossa drama queen resolveu convocar o Max Matsuura para uma live urgente de última hora, preocupando todo mundo e o pior: para nada! Hahaha! Já fizemos uma postagem contando tudo sobre essa história, e quem quiser saber (ou relembrar) o que aconteceu, é só clicar aqui.
Fevereiro:
Neste mês, Ayumi divulgou o logotipo para o show "25th Anniversary Live" (a ser realizado em abril) e viajou para o Havaí com os filhotes. Ai que fofura~!
Há quem ame e há quem odeie, mas o fato é que "M" foi reprisado! Exibido originalmente entre abril e julho de 2020 (gente, parece que foi ontem!), o dorama voltou à TV no dia 8 de fevereiro.
Ao que parece, o sucesso não se repetiu, já que não percebemos a mesma repercussão da época da primeira exibição. Lembro que ficava sempre nos trending topics do Twitter e rendia uma série de memes, principalmente sobre a Reika.
E se vocês ainda não assistiram a este dorama, "yurusanaaaaaaai~!" ("não vou perdoáááá-los~!"). Hahaha!
Março:
Em março começaram as reuniões da equipe técnica e os ensaios para preparar o show "25th Anniversary Live"! Segundo Ayumi:
"Foi a primeira vez que fizemos tantas reuniões; a primeira vez que voltávamos ao início e discutíamos tudo de novo; a primeira vez que avançávamos um pouquinho e parávamos diante de algum imprevisto. Tudo isso várias e várias vezes. Levou bastaaaante tempo até que considerássemos tudo como decidido e finalmente julgássemos estar aptos para começar...
Aaai, estou tão nervosa que já sinto um desconforto no estômago ← e é cedo para isso".
Enquanto isso, no canal oficial do YouTube, todos os pvs do "CoLOURS" até o "Remember you" ganharam legendas em inglês. E não pensem que eram legendas automáticas: a equipe se deu o trabalho de traduzir e adaptar as letras! E só para constar, no dia 8 de abril todos os pvs anteriores também foram disponibilizados com legendas.
Pegando todo mundo de surpresa, Ayumi fechou uma parceria com a fabricante de cosméticos Rhythm e juntas lançaram um gel antienvelhecimento chamado "R-Face". Detalhe importante: a cantora foi escolhida como embaixadora da marca e participou de uma coletiva de imprensa, algo que ela já não fazia há 8 anos! Salvo engano, o último evento deste tipo foi aquele organizado pela La Perla.
E no fim do mês, Ayumi foi ao programa de variedades "Ueda to Onna ga Hoeru Yoru" (algo como "Noite da algazarra de Ueda e das mulheres"). Foi a primeira participação dela em um programa deste gênero na TV Nippon em 6 anos, e agradou tanto que nos 3 dias que se seguiram "Ayumi Hamasaki" foi o assunto mais pesquisado no Google pelos japoneses!
Para fechar o mês de março, reservamos esta frase que ela postou no Instagram na época dos ensaios: "nunca pense mal de si mesmo ou se entristeça ao ver que, mesmo com todo o seu esforço, as coisas deram errado. Saiba que você é incrível!".
Abril:
25 anos de carreira!!!
O mês do aniversário começou com outras duas participações na TV: a primeira foi no "Countdown TV" (que celebrou 30 anos e onde tivemos uma linda performance de "Startin'"), e a segunda foi no humorístico "Kamaigachi". Essa última foi dividida em duas partes!
Também tivemos dois eventos em celebração ao 25º aniversário: um deles foi a exposição na loja de tênis BASEMENT TOKYO (o interior da loja ganhou decoração temática de Ayu e havia tênis especialmente customizados em exposição, além de uma área especial para tirar fotos), e o outro foi a parceria com o famosíssimo shopping center Shibuya109! As lojas tocaram músicas de Ayumi ininterruptamente e teve espaço temático para deixar mensagens para a cantora. O melhor de tudo foi a foto dela estampar a fachada do shopping, que é um símbolo amplamente usado em campanhas de marketing! Vocês têm noção de há quantos anos Ayumi não aparecia nesse bendito cilindro?!
E chega o grande dia: em 8 de abril, Ayumi realizou o "25th Anniversary Live" no estádio Yoyogi!
Com duração de TRÊS HORAS, o show foi transmitido ao vivo pelo canal Abema e finalmente soubemos qual foi o "primeiro e último grande anúncio" que ela prometeu em janeiro: não, não se trata da aposentadoria ou do "A BEST 3", mas sim de uma longa turnê (dividida em três atos) por todas as províncias do Japão.
As cenas mais marcantes foram o momento em que Ayumi rasgou um papel escrito "odeio Ayumi Hamasaki" (sim, ela finalmente fez as pazes com seu eu artístico) e o emocionante reencontro com Yocchan (naquele dia ele fez um show com sua banda paralela, mas assim que terminou foi correndo até o Yoyogi para cumprimentá-la).
Yoyogi lotado!
Um dos momentos mais comentados foi quando Ayumi rasgou um papel escrito "odeio Ayumi Hamasaki". Como ela mesma disse no dia seguinte, "durante muito tempo me acostumei a viver sentindo vergonha de ser Ayumi Hamasaki. Ontem joguei isso fora de uma vez, na companhia do TeamAyu". |
Mas o melhor foi este abraço que ela deu no Yocchan.
Para terminar, o programa humorístico "Kijou no Kuronjou" teve Ayumi como foco. A cantora não participou, mas a equipe do programa foi às ruas de Osaka conversar com os fãs a respeito da influência dela em suas vidas. Ayumi assistiu ao programa e comentou no Twitter: "Me diverti muito enquanto assistia. E se houver uma continuação, por favor, me chamem para participar com vocês no estúdio!".
"Kuronjou Especial Ayumi Hamasaki: Celebração dos 25 anos de carreira"
Maio:
O McDonald's do Japão anunciou a volta de três hambúrgueres antigos ao cardápio por tempo limitado, e para promovê-los criou uma série de comerciais usando a música "Boys & Girls" como tema. Nesses comerciais, a atriz e modelo Elaiza Ikeda apareceu vestida com seis figurinos, sendo que um deles foi inspirado em Ayumi.
Assim como aconteceu em abril, outro programa – bem inusitado – teve Ayumi como foco: o programa infantil do personagem Gachapin, dinossaurinho que está sempre acompanhado do pé-grande Mukk.
Em seu canal no YouTube há um episódio onde os dois vão assistir ao show no Yoyogi e até se encontram com ela no camarim. Alguns diálogos são bem divertidos, com frases como "quando o 'ayu-ro-mix' foi lançado eu não conseguia parar de dançar" e "Mukk, você dorme ao som de 'teddy bear' e já quis tingir seu pelo de loiro, mas o nosso staff não deixou", ao que ele responde "é porque eu adoro aquele visual de 'evolution'...". Hahaha!
Em menos de 24 horas a aventura já tinha mais de 26 mil visualizações, e é uma prova da influência de Ayumi e de que o aniversário de carreira é assunto em todo lugar possível e imaginável. O vídeo tem cerca de 11 minutos e pode ser visto aqui.
Gachapin e Mukk cumprimentando Ayumi após o show. A cantora se surpreende e diz "oh, são eles de verdade!".
E como achamos fofo, vamos reproduzir aqui parte do texto que a cantora escreveu no Instagram no dia das mães:
"Happy mother's day! Como 'Ayu' tenho o privilégio de contar com muita ajuda da minha família e das pessoas à minha volta, mas como 'mãe' me considero desajeitada em vários aspectos. Mesmo assim, gostaria que meus filhos tivessem orgulho de mim e um dia pensassem 'minha mãe é Ayu!'. Decidi me esforçar ainda mais do que antes para me policiar e nunca fazer algo que possa lhes causar vergonha. (...)
Como faço todos os anos, deixo aqui o meu respeito do fundo do coração a Mommy e às mães de todo o planeta!"
Junho:
Ayumi foi capa de uma revista sobre cosméticos chamada "BiST" (o "bi" significa "beleza"), lançada nas versões regular e limitada (que vinha com amostras de um hidratante e de um shampoo). A revista também trouxe uma longa entrevista intitulada "Ayumi Hamasaki LEGEND BEAUTY", na qual a cantora falou sobre os desafios de continuar sendo a artista "Ayumi Hamasaki", sobre beleza, condicionamento físico e a criação dos filhos.
Também em sua edição de junho, a revista "Ane Ageha" publicou um artigo destacando a influência de Ayumi sobre as japonesas ao longo dos 25 anos de carreira. Além de depoimentos de fãs, a matéria citou as músicas mais marcantes e as principais influências dela na moda (como o rabinho de raposa, o cabelo da época do single "evolution" e as estampas de leopardo e de camuflado).
Ainda em junho, tivemos a estreia do aplicativo do TeamAyu, já que a versão web deixou de existir. No começo gerou dor de cabeça aos fãs internacionais, porque o download do app só era possível dentro do território japonês. Falha de comunicação por parte do staff, né? Só depois, aos poucos, foi sendo liberado para outros países...
E para encerrar, Ayumi fez uma postagem no Instagram contando um pouquinho sobre uma competição realizada na escola dos filhos:
"SPORTS DAY! Meu filho mais velho mostrou muita seriedade e se esforçou ao máximo, conquistando o primeiro lugar! Já o mais novo, chamou todas as atenções ao ficar parado no meio do caminho com seu jeito meigo. Vocês dois têm muita personalidade, viu? (risos)
E muito obrigada a todos os professores! Também tivemos uma corrida com os pais das crianças, e todos competiram com tanta seriedade que eu me diverti MUITO na torcida (Mommy estava ao meu lado e me repreendeu dizendo que eu estava gritando demais, mas acho que ela estava ainda mais animada que eu (risos))".
Não sei quanto a vocês, mas eu adoro ler sobre esses momentos dela em família *-*
Julho:
No dia 1º de julho, o show "25th Anniversary Live" realizado em 8 de abril foi lançado em DVD e Blu-ray. A edição limitada veio em um box de luxo que incluía o último Countdown Live e mais uma série de mimos para os fãs.
Ayumi participou de outro programa na TV, o MUSIC FAIR. Em um especial intitulado "Ayumi Hamasaki 25th Anniversary Special", tivemos uma entrevista com a cantora e performances de "SURREAL", "SEASONS" e "talkin' 2 myself".
Em julho começou o Primeiro Ato da turnê "25th Anniversary Live"!
Com ingressos esgotados para a maioria dos shows e muitos deles sendo revendidos na internet a preços absurdos, Ayumi se reuniu com a equipe para tentar garantir que o máximo de pessoas pudesse assistir aos shows e trouxe duas novidades exclusivas aos membros do TA: a revenda oficial dos ingressos (sorteando ingressos de desistentes) e o aumento de assentos dentro da capacidade de cada local de show. Segundo a própria Ayumi, no dia da estreia esses assentos se esgotaram em menos de 2 minutos!
Animada após o primeiro show, a cantora disse no Instagram:
"A longa turnê com 53 shows pelas 47 províncias começou! Sempre que a plateia reagia a um novo segmento com surpresa muito maior do que eu esperava, meu lado criativo pensava 'yes~!'. Sinto que hoje todo aquele trabalho exaustivo que deixava meu corpo um trapo e minha mente sem saber que direção tomar foi 100% recompensado (risos).
E como eu disse no MC, espero que esta seja uma turnê com evolução constante enquanto a desenvolvo ao lado da minha equipe, do staff, da equipe de produção da turnê e de todos vocês do TA no Japão".
Uma das coisas mais legais dessa turnê foi a criação de Ayupans específicas para cada província a ser visitada, sempre fazendo referência a algo típico da cultura local.
Ayumi esteve em mais um programa de TV, desta vez o "Chidori Kamaitachi Hour" (que tem este nome por ser apresentado pelas duplas de comediantes Chidori e Kamaitachi). Essa participação também foi dividida em dois programas!
Agosto:
Em agosto o destaque foi a participação em mais um programa de TV! Com o tema "novo verão", o musical "Live Yell 2023" da emissora NHK apresentou o "25th A SUMMER Medley" com as canções "HANABI" e "fairyland" (que Ayumi não cantava na TV há 18 anos!!), além de uma entrevista exclusiva com a cantora.
Setembro:
Neste mês a rede de joalherias Gem Castle Yukizaki fechou uma parceria para, segundo a nota oficial, "apoiar a turnê '25th Anniversary Live' da cantora Ayumi Hamasaki, com quem pretende realizar diversos projetos daqui para frente". O primeiro projeto foi um comercial de 15 segundos no qual vemos cenas de shows da cantora ao som de "Dearest".
Ayumi gravou uma nova música, que até o momento em que fazemos essa retrospectiva não foi divulgada. Em um stories, ela escreveu:
"Terminamos~~~! A equipe foi tão incrível que me permitiu focar todas as atenções nesta atividade, chegando freneticamente ao final~! Foi a experiência de maior ansiedade do Japão. Entreguei tudo que podia no momento! Pus todo meu sentimento em uma canção! Muito obrigada a toda minha equipe e a todo o staff pelas longas horas de trabalho!!!".
Até o momento, nada dessa música... Cadê, Ayumi?
Agora acompanhem essa história: existe um comediante chamado Tanoshingo (este é o nome artístico, o verdadeiro é Shingo Souta) que gosta de arranjar confusão no Twitter escrevendo ataques ou besteiras contra os famosos, e em setembro ele arranjou confusão com os fãs de Ayumi.
Tudo começou em julho, em uma postagem dizendo que tinha ido à festa de aniversário da cantora e que "foi uma experiência terrível, cheia de gente antipática". Tanoshingo também criticou uma declaração dela sobre respeito às minorias, mas a gota d'água foi a postagem feita em setembro, usando um print do programa SONGS em que Ayumi aparece chorando com a legenda "pare com esse choro fingido, sua bruxa! Nunca vou esquecer a humilhação que me fez passar quando fui na sua festa de aniversário, desgraçada!".
Claro que isso causou a ira dos fãs, que reagiram dizendo "você foi muito infeliz com essa postagem!", "o TA não vai ficar calado!" e "essa ofensa contra nossa Ayu foi imperdoável!". Com a repercussão negativa, Tanoshingo recuou e postou um vídeo pedindo desculpas, mas parece que os fãs não aceitaram (até fizeram enquetes no Twitter perguntando "você aceita as desculpas de Tanoshingo?", sendo que a maioria respondia "não". Hahaha!). Ele chegou a ser bloqueado temporariamente no Twitter e disse que tinha sido graças à "denúncia feita por uma gravadora", dando a entender que tinha sido a Avex.
Uma das marcas registradas de Tanoshingo é fazer um coração com as mãos dizendo o bordão "muito amor para você", e mostrando-se um ser iluminado e sem espaço para mágoas no coração, Ayumi postou um stories em resposta a ele, dizendo "não sei se sou fingida ou bruxa, deixo isso para você decidir. Mas seja como for, é uma pena. A única lembrança que tenho daquele dia é de ter ficado muito feliz por vê-lo na minha festa e por poder ver o 'muito amor para você' pessoalmente. (risos) Estou ansiosa para nos encontrarmos de novo~!".
Toma juízo, Tanoshingo... |
E para a surpresa de muitos, Ayumi fez uma postagem para o app do TeamAyu a respeito de um hiato "não-oficial" que pretende fazer em 2024, após a atual turnê! Segundo ela:
"Depois de ter pensado bastante, achei que seria errado da minha parte não dizer a vocês o que tenho em mente (...) Após o CDL deste ano vou me afastar do Yoyogi, o nosso Santuário. E não estou planejando nenhuma celebração especial para o 26º aniversário. Se eu fosse escrever aqui todos os motivos por trás disso, me faltaria espaço...
Além disso, após o CDL e a conclusão da turnê atual, farei uma pausa na minha agenda para qualquer tipo de atividade. Não estou certa sobre quanto tempo vou conseguir ficar longe do TeamAyu. Pode ser que leve seis meses até perceber que eu realmente quero me encontrar com todos vocês, como também pode ser que eu siga por outro caminho que me faça sumir por alguns anos da vista de vocês.
Não considero isto um hiato oficial ou uma pausa efetiva na carreira, mas quando se trata de shows no nosso amado Yoyogi, pode ser que seja".
Setembro chegou ao fim com o encerramento do Primeiro Ato da turnê, cuja setlist teve uma atmosfera alegre e em clima de verão (muitos fãs acharam perfeita para um a-nation).
Outubro:
No mês do aniversário de Ayumi teve início o Segundo Ato da turnê "25th Anniversary Live", que diferente do Primeiro, chamou atenção pela atmosfera mais sombria...
O site oficial anunciou para março de 2024 o lançamento do "UNRELEASED LIVE BOX", caixa limitada contendo 4 shows que foram gravados e até transmitidos, mas que ainda não haviam sido lançados em DVD. São eles: "TA Limited Live Tour 2016" (turnê nacional exclusiva para o TeamAyu), "CDL 2016-2017 Just the beginning -20-" (último countdown realizado antes da reforma no Yoyogi), "Arena Tour 2018 ~POWER of MUSIC 20th Anniversary~" (turnê em celebração aos 20 anos de carreira) e "CDL 2018-2019 -TROUBLE-" (último countdown da Era Heisei).
E mais Ayumi na TV! Em outubro foi ao ar o "NHK MUSIC SPECIAL 'Ayumi Hamasaki – A trajetória dos 25 anos de carreira de Ayu'". Trata-se de um documentário musical lindíssimo com uma longa e emocionante entrevista, vários sucessos e cenas de bastidores da turnê atual.
Sobre o programa, Ayumi escreveu:
"Este projeto teve início meses atrás e estou muito feliz pelo belo resultado obtido junto à excelente equipe da emissora, a quem sou imensamente grata.
Já me imagino chorando horrores quando for ao ar (risos). Acho que nunca mais na vida vou conseguir falar com tanta honestidade para as câmeras da TV.
A equipe da NHK fez tudo com tanto amor que eu fiquei emocionada e não conseguia parar de chorar. Gostaria MUITO que vocês assistissem".
Mas nem tudo foi alegria: a turnê seguia tranquilamente até que Ayumi sentiu dores de garganta antes e depois do show realizado no dia de seu aniversário (dia 2), que acabaram evoluindo para laringite e sinusite agudas. Com isso, dois shows que seriam realizados este mês foram adiados por recomendação médica e remarcados para dezembro.
Novembro:
A cantora andou fazendo postagens com trechos de uma nova música (além daquela anunciada em setembro). As frases diziam "You know NOTHING about me. Quem é que está realmente vivo?" e "De quem são esses túmulos? A pessoa que você acredita estar na sua frente está realmente ali? Como eu disse, você AINDA não sabe de nada. Você é capaz de enxergar os campos incendiados? Será que ainda resta algum sentido em viver?".
Dias depois, escreveu: "Eu PRECISO terminar a música nova ainda hoje!" e "Está pronta~! Mais uma vez contamos com excelente trabalho em equipe, e foi uma música nova que me fez sentir privilegiada por poder gravar, talvez mais do que eu merecesse... Estou ansiosíssima para mostrá-la a vocês".
Dezembro:
Ayumi esteve mais uma vez na TV, agora no FNS Music Festival! Aqui tivemos uma performance especial de "A Song for xx" criada exclusivamente para o programa e o "FNS History", um vídeo curto relembrando outras participações da cantora no FNS.
O Segundo Ato da turnê se encerrou e deu lugar aos ensaios simultâneos para o Terceiro e para o Countdown Live, cujo logo mostra o "A" na cor dourada (representando a trajetória de sucesso de 25 anos) prestes a ser completado pela última peça, tornando-se assim um "A COMPLETE 25".
Certo dia, Ayumi decidiu pensar alto e escreveu em um stories:
"Ontem, depois de anos progredindo pouco a pouco no processo de perdoar e se reconciliar, eu finalmente ia me encontrar com uma pessoa de um passado distante. Mas não consegui.
Sinceramente, não faço ideia do tipo de situação em que as coisas estão. 'Você precisa encarar as coisas, não importa o que aconteça!'. Amanheceu enquanto eu pensava coisas desse tipo.
Você é mesmo idiota... O que está fazendo da sua vida?".
Ayumi fica escrevendo essas coisas e acaba atiçando nossa curiosidade. De quem será que ela estava falando? Mistério...
No dia de Natal, a cantora postou no Instagram uma foto em que os filhos aparecem de costas! Ela sempre protegeu a imagem deles mostrando apenas partes do corpo ou no máximo a silhueta ao longe, e esta foi a primeira vez que pudemos vê-los um pouco melhor. A legenda dizia:
"O dia em que o Papai Noel nos visita é sempre motivo de grande agitação desde de manhã (para mim). Me pergunto se fui uma boa menina, nem que seja um pouquinho... Será que ele [Papai Noel] bota fé em mim?... (risos) #Xmas2023"
E nos últimos dias de dezembro, durante os preparativos para o Countdown Live, Ayumi fez uma postagem no Instagram dizendo que seu empenho nos shows seria muito maior que antes. Mas o que mais chamou atenção foi a revelação de que a perda da audição no ouvido esquerdo e da potência de suas cordas vocais a levaram a pensar em desistir da carreira! Segundo ela:
"Tempos atrás, o momento em que mais me senti vazia foi quando perdi o prazer em cantar. Agora o momento mais lamentável, mais recentemente, foi quando passei a ter medo de cantar.
Além dos mais de 20 anos de trabalho exaustivo, do longo período da pandemia, de dar à luz duas crianças, da idade avançando, etc e etc, em dado momento, como se Deus quisesse me derrubar de vez, fui perdendo a capacidade da minha audição do ouvido esquerdo e das minhas cordas vocais numa rapidez impressionante.
Sendo bem sincera, pensei em desistir de tudo como uma boa perdedora.
Pensando em realizar uma apresentação final, decidi me livrar de todo o meu orgulho, todo o meu status e toda a minha experiência e reaprender do zero a 'cantar', como uma aprendiz, exatamente como fiz antes do meu debut. Foi neste momento que conheci o professor Kon-chan [o treinador vocal Akihiro Kondo]. Não fosse por ele, certamente seria impossível embarcar nesta turnê pelas 47 províncias. Claro que o aprendizado com ele é fantástico, mas mais impressionante que me ensinar a cantar (...) é a capacidade que ele possui de sempre encontrar coisas positivas no meio de toda a minha negatividade (...) Ele também é extremamente sábio, como um filósofo.
Assim, fui capaz de encarar essa turnê tão gratificante de 25º aniversário com muito orgulho e sem qualquer constrangimento. É claro que coisas como 'apreensão' ou 'medo' também estão presentes, não importa o quão feliz eu esteja. Se houver 99 felicidades, uma única preocupação terá o peso de 100 delas. Se eu entrar desanimada no palco, lembro que não estou sozinha. Percebo que o mundo não está preocupado com essas coisas tão pequenas. Sinto que a vida é curta demais para desistir.
Em resumo, estou escrevendo isso para dizer que o grau de empenho neste Countdown Live aumentou. É como se dissesse 'ok, pode vir, porque estou preparada (...)' ️(na verdade, não estou preparada). E Kon-chan também estará lá (o que vai me exigir muito mais empenho)."
Ufa! Com isso, chegamos ao fim da "Retrospectiv(A) 2023". Esperamos que tenham gostado!
Particularmente, de muita coisa eu nem me lembrava mais, e outras eu até lembrava, mas jurava que tinham acontecido no ano passado. Hahaha!
E se vocês querem começar 2024 acompanhando todos os passos de Ayumi com detalhes, não deixem de seguir a nossa página parceira AyuTrollada Oficial no Facebook, que foi a fonte de tudo que vocês leram aqui.
A equipe do HABR deseja um feliz 2024 a todos, com muita Ayumi Hamasaki!
0 comentários:
Postar um comentário
Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Consciência ao postar é uma educação que todos devemos ter.
Infelizmente a moderação teve que ser ativada por mal uso deste canal.
Aguardamos seu comentário.
Grato. Adm.