abril 21, 2024

,

Ayumi Hamasaki: entrevista na revista "BiST"


A edição de junho da revista BiST – ou Be Story – chegou às livrarias no dia 17 de abril (nunca vou entender o mercado editorial japonês... Hahaha!) com três capas diferentes. Ayumi aparece em duas delas e em mais 10 páginas, que trazem uma longa entrevista e detalhes sobre os cosméticos usados por ela no dia a dia.


A edição de junho teve 3 capas diferentes, e a cantora esteve em duas delas.


Confiram a seguir a tradução deste conteúdo!


Ayumi Hamasaki: "tudo o que fiz foi para continuar sendo 'Ayu'."

O segredo da longevidade como uma diva está na humildade de nunca se esquecer do que sente pelas pessoas ao seu redor.


Desde o debut em 1998, Ayumi Hamasaki tem sido a diva eterna e sem precedentes capaz de dar voz aos sentimentos guardados no mais profundo dos nossos corações. Faz quase um ano que ela apareceu pela primeira vez na BiST, e neste meio-tempo completou sua primeira turnê pelas 47 províncias do Japão, voltando às nossas páginas ainda mais poderosa.

Nos últimos 25 anos acompanhamos a carreira de Ayu tentando imaginar como seria sua vida pessoal, e aqui, além de detalhes inéditos do cotidiano, a Ayumi "do presente" nos contou com suas próprias palavras sobre "o que já fez" e sobre "o que está por vir".


Legenda: "Quando me perguntaram como consegui manter a carreira ao longo desses 25 anos, a primeira coisa que me veio à cabeça foi a energia da equipe, que sinto todos os dias."

BiST – Faz quase um ano desde que você apareceu em nossa edição de agosto, celebrando o 25º aniversário de carreira. Agora que restam poucas cidades a serem visitadas por sua primeira turnê nas 47 províncias, a "25th Anniversary Live Tour", poderia nos dizer com franqueza as suas impressões sobre ela até aqui? (Nota: a entrevista foi realizada no final de fevereiro)

Ayumi – Talvez nós da equipe, todos os membros do staff e até o público que vai aos shows tenhamos a mesma opinião... Acho que a gente procura não pensar nessas coisas até que todos os shows sejam devidamente realizados.


Todas as atenções estão no agora, no imediato, não é? Será que é este o segredo para conseguir tanta energia ao manter uma carreira no mercado fonográfico por 25 anos, sem nenhum descanso?

A verdade é que eu nunca pensei muito sobre isso, sabe? Quando olho para trás, não me vejo com essa ânsia em trabalhar sem parar e seguir em frente a todo custo... Claro, os fãs que sempre me apoiam tiveram papel importante, mas acho que a melhor resposta para isso seria dizer "consegui continuar por causa da energia da minha equipe". Sempre senti essa força todos os dias e houve momentos em que seria injusto dizer que queria descansar quando havia um grande número de pessoas trabalhando duro. No começo eu era muito jovem, então pode ser que achasse divertido poder ir a tantos lugares diferentes na companhia do staff (risos). Mas a partir do momento em que comecei a perceber o quanto aquelas pessoas se empenhavam no que faziam, como verdadeiros profissionais, foi ficando cada vez mais complicado dizer o que fazer ou não apenas baseado nas minhas vontades.


Quando foi que você tomou consciência de que "Ayumi Hamasaki" era um projeto que envolvia tanta gente?

Quando tinha de 20 a 25 anos. Naquela vez em que shows tiveram que ser cancelados com a minha internação por perda súbita da audição(*), senti na pele a dor de cabeça que eu causaria a todo mundo se um show deixasse de ser realizado por um acidente, uma doença ou um ferimento. Então decidi que nunca mais ia me ausentar, ou melhor dizendo, que nunca mais PODIA me ausentar.

(*) Ayumi se refere aos shows de abertura do 2º Ato da primeira turnê de sua carreira, a "concert tour 2000". A ideia era realizar 32 shows entre abril e julho divididos em dois Atos, mas a cantora sentiu um mal-estar a poucos dias do encerramento do primeiro deles e exames médicos apontaram "perda súbita da audição no ouvido interno" no lado esquerdo. Mesmo assim, ela realizou o show e só então deu início ao tratamento médico (segundo Ayumi, "só tive forças para realizar o show até o fim pensando nos fãs que tinham ido até ali para me ver"). O problema é que o mal-estar retornou durante os ensaios para o segundo Ato e a internação foi inevitável. Assim, os dois primeiros shows tiveram que ser cancelados e remarcados, tornando-se o encerramento da turnê.


É incrível imaginar que você tenha tomado consciência disso com tão pouca idade!

Eu estava mais temerosa que consciente... É, talvez fosse só medo, mesmo.


Legenda: "É bom pensar em si próprio também, nem que seja um pouquinho, porque isso faz bem para a alma."

Você consegue separar a vida pessoal e o trabalho, como um botão de "liga e desliga"? Consegue relaxar em casa?

Mesmo em casa, eu procuro não ser muito relapsa. Até porque meus filhos estão me vigiando. Eles têm noção de que a mamãe faz shows e eu não quero de jeito nenhum que eles pensem que existem duas versões minhas. Como você deve imaginar, eu não uso vestido em casa (risos).


Eles já têm noção de que a mamãe deles é uma diva?

Eu já disse a eles que "o trabalho da mamãe é Ayu".


Como você faz para cuidar da beleza, tendo uma agenda tão cheia?

Hoje em dia, assim que meus filhos e eu saímos do banho, aplico creme no rosto deles e uso as sobras no meu. Antes eu tinha tempo suficiente no banho para deixar os meus calcanhares brilhando, mas hoje mal consigo passar um creme perfumado em mim mesma. O banheiro fica cheio de brinquedos e às vezes acabo pisando em cima de algum deles e gritando "ai!" (risos). Costumava gostar de banhos de espuma, mas agora sempre tem brinquedos assustadores flutuando na banheira, como gorilas e tubarões...


O banho de espuma se tornou um banho com gorilas e tubarões?

Isso mesmo! Mas ainda existe aquela vontade de cuidar de mim mesma, né? Se a gente não se cuida, acaba trazendo uma pobreza de espírito, sabe?... Acho que cuidar de si mesmo, nem que seja um pouquinho, faz bem para a alma. Afinal de contas, quero continuar sendo uma mulher, não apenas uma mãe.


E quanto ao controle da silhueta?

Sinceridade? Depois de ter tido filhos e chegado à idade atual, a briga está feia, mas estou me esforçando bastante! (risos)




Nesta página temos uma breve relação de cosméticos usados por Ayumi.

Com o título "E os produtos favoritos e indispensáveis à beleza de Ayumi Hamasaki são...", a lista começa com o hidratante R-Face BFT Pack fabricado pela Rhythm, empresa da qual a cantora de tornou representante de marca no ano passado. Palavras da cantora: "este aqui pode ser usado na hora do banho, mesmo se a banheira estiver cheia de brinquedos. Minha pele é muito sensível e boa parte dos produtos que usei a deixava irritada, mas este é perfeito até para a minha pele de bebê. Não consigo mais viver sem ele".

Também da Rhythm, o segundo produto é o creme corporal BODY OH!. Sobre ele, a cantora diz: "usar BODY OH! no corpo inteiro é perfeito para me livrar de toda exaustão e inchaços que tenho depois dos shows. Sem contar que o doce perfume e esta embalagem na cor pink dão um up na sua feminilidade!".

Por fim, estão o delineador e o batom da DECORTÉ. "Tanto o delineador quanto o batom trazem uma atmosfera leve e suave. Comecei a usar produtos na cor pink ultimamente, e as recomendações de pessoas satisfeitas foram tantas que acabaram me convencendo e agora estou usando (risos)".


Legenda: "Antigamente eu não queria me expor a 1 milímetro sequer da luz do sol, e hoje me levanto todos os dias às 6 da manhã. Depois que meus filhos nasceram, me tornei outra pessoa, seja na forma de pensar ou de viver."

Que tipo de mudanças o nascimento do seus filhos trouxe à sua vida?

Sem dúvida alguma, me transformei em outra pessoa. Tanto na forma de pensar quanto de viver. Porque até então, eu vivia igual ao Drácula (risos).


Como assim? Do tipo que morre quando vê o sol?

Exatamente assim. Do tipo que morreria se abrissem as cortinas. Eu não queria me expor a 1 milímetro sequer da luz do sol, por isso blindava o interior da minha casa para que nenhuma luminosidade entrasse nela. Por exemplo, eu gostava de ambientes escuros e passei mais de 20 anos da minha vida sem acender as luzes. Era só na base da luz de velas (risos). Hoje em dia, a janela tem apenas uma cortina finíssima que me permite ver claramente o momento em que o sol nasce. Nem acredito no quanto eu mudei. Até a hora do jantar, na época em que eu vivia sozinha era por volta das 11 horas da noite.


11 horas?!

Pois é, eu vivi assim durante muito tempo. Hoje, 11 horas da noite para mim já é madrugada (risos). Eu janto com os meus filhos por volta das 17 ou 18 horas. Acordo todos os dias às 6 ou 7 da manhã, e depois de tomar café com eles, eu os ajudo a vestir os uniformes da escola. Os uniformes são bonitinhos e isso é bem divertido.


O que você costuma preparar no café da manhã?

Meus filhos são crianças muito simples, do tipo que gostam do café da manhã ao estilo japonês, com arroz com gomashio [tempero à base de gergelim com sal], natô [soja fermentada] e sopa de missô. Teve uma vez em que o pessoal do staff nos levou a um restaurante e meu filho mais velho disse "quero arroz com gomashio" (risos). Já meu filho mais novo come qualquer coisa, mas anda viciado em vídeos sobre fast food no YouTube. Eu, por outro lado, quase não como carne vermelha e basicamente prefiro peixe grelhado ou sashimi. É por isso que os meus filhos, mesmo ainda tão pequenos, comem bastante peixe.


Legenda: "Seria muito bom poder chegar o mais próximo possível dos fãs e dizer 'obrigada por sempre terem me apoiado'."

Ouvi dizer que uma das motivações que levaram à realização da turnê pelas 47 províncias foram as mudanças ocorridas na sua vida pessoal.

Meus fãs envelheceram comigo. É bem provável que antigamente eles pudessem gastar seu dinheiro e seu tempo unicamente consigo mesmos, mas quando você dá início a uma família, como eu fiz, fica difícil se dedicar a si mesmo com o pouco tempo disponível. No passado, se um deles quisesse assistir a um dos meus shows, bastava pegar um trem-bala ao sair do trabalho e voltar para casa sem sequer dormir no trajeto. Mas hoje sinto que é grande o número de fãs que não podem mais fazer isso. Então a ideia por trás da turnê não foi meramente agradecer pelo apoio deles até hoje, e sim como seria bom poder ir à terra natal de cada um deles e dizer "obrigada por você sempre ter me apoiado".


Acha que estará esgotada ao fim da turnê?

Honestamente, cheguei a pensar em uma pausa para descansar um pouquinho, mas tem tantos trabalhos surgindo... (risos). E como considero isso uma coisa boa, no momento não sei dizer quando terei outro timing pra descansar.


Então pode-se dizer que você está feliz com isso?

Olha, se houver pessoas felizes com isso, eu gostaria de seguir trabalhando. E se for uma questão de precisar disso, quero poder fazer tudo que estiver dentro da minha responsabilidade.


Para terminar: qual a diferença entre a Ayumi Hamasaki que todos conhecem e a verdadeira Ayumi Hamasaki, e como você concilia as duas?

Em termos de psicológico, não acho que as duas sejam tão diferentes assim, mas já tenho consciência de que mesmo que eu não conheça uma pessoa, ela certamente vai olhar para mim e saber quem eu sou. A última coisa que eu quero é que o meu lado desleixado possa de alguma forma destruir a "Ayu" que a minha equipe teve tanto trabalho para construir, por isso sempre sou muito severa comigo mesma.


Então "Ayu é Ayu" 24 horas por dia, não é?

Acredito que sim. Eu sou uma mãe, mas ao mesmo tempo sou "Ayumi Hamasaki". Acho que sempre convivi com o estado de espírito de "Ayu" e não há nada que possa ser mudado daqui pra frente. Em relação aos fãs que apoiam "Ayu", acho que essa deve ser a melhor forma de encarar as coisas.


A matéria termina com o quadro abaixo, um resumo do que foi destaque ao longo do 25º aniversário:



a presença de Ayumi na coletiva de imprensa que a anunciou como representante de marca da empresa de cosméticos Rhythm, bem como o lançamento do creme antienvelhecimento R-FACE;

a bem-sucedida participação no programa de variedades Kamaigachi, apresentado pelos comediantes da dupla Kamaitachi;

a realização de sua primeira turnê pelas 47 províncias do Japão;

as performances nos programas musicais Music Fair e FNS Music Festival;

e o lançamento de "Jidai" (cover de Miyuki Nakajima) e do novo single "BYE-BYE".



Nossos agradecimentos à página @AyuMiFans e à fã Aderianu (via AHS) pelos scans da revista!

  

0 comentários:

Postar um comentário

Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Consciência ao postar é uma educação que todos devemos ter.
Infelizmente a moderação teve que ser ativada por mal uso deste canal.
Aguardamos seu comentário.

Grato. Adm.