junho 17, 2025

Marie Claire taiwanesa: "9 Fatos" apresenta Ayumi Hamasaki, a diva que levou o Jpop ao seu auge

 


Ayumi deu início à Asia Tour com shows na China e em seguida realizou um show no Japão, onde anunciou os próximos países que seriam visitados pela turnê.

Taiwan estava entre eles e ontem foram anunciados o dia, horário e local do show no país. Ao longo do dia, "Ayumi volta a Taiwan após 17 anos" e variantes dessa frase foram manchetes em praticamente todo portal de notícias taiwanês, comprovando o prestígio que a cantora possui.

A revista Marie Claire taiwanesa, que não é boba nem nada, aproveitou esse rebuliço e publicou um longo artigo em seu site oficial trazendo 9 fatos e curiosidades sobre Ayumi, cuja tradução vocês conferem abaixo.



Você sabe o quão popular é Ayumi Hamasaki? "9 Fatos" apresenta a diva asiática que levou o Jpop ao seu auge


Após 17 anos, Ayu finalmente estará de volta a Taiwan! Muitos fãs já estão se preparando para realizar sua peregrinação rumo à Taipei Arena. Mas você sabe o quão popular é Ayumi Hamasaki, conhecida como a "rainha do Jpop"? "9 Fatos" relembra aqui a popularidade fenomenal desta diva!

No dia 15 de abril, Ayumi lançou o videoclipe de sua nova música, "mimosa". Nele, a cantora entra em um espaço que lembra uma galeria e passeia entre as capas de seus trabalhos anteriores. O primeiro verso da letra diz "se pudesse dizer uma única palavra ao seu eu do passado, o que você diria?". Foi como relembrar os pontos altos de sua carreira musical, e para os fãs que a acompanham há anos, o trabalho pode ser considerado um presente precioso que resume a trajetória de Ayu.


Videoclipe de "mimosa", que hoje atingiu 4 milhões de visualizações no YouTube.

1 – Se mudou para Tóquio após o ensino fundamental

O pai de Ayumi deixou a família quando a cantora tinha apenas 3 anos de idade. Crescendo em uma família monoparental, ela trabalhou como modelo desde muito cedo para ganhar dinheiro e complementar a renda familiar. Após a conclusão do ensino fundamental, Ayumi deixou sua cidade natal, Fukuoka, e foi sozinha para Tóquio para se dedicar à carreira de atriz. Ainda como modelo, fez participações especiais em alguns doramas usando o nome artístico "Kurumi Hamasaki".


2 – Começando como cantora de rap

Em 1995, Ayumi lança seu primeiro single e EP de rap/hip-hop "NOTHING FROM NOTHING" sob o pseudônimo AYUMI, que infelizmente não obteve resultados satisfatórios. No ano seguinte, aos 17 anos, foi descoberta pelo renomado produtor Masato Matsuura, presidente da Avex, que a incentivou a se dedicar à criação de letras de músicas (em 2019, no romance semiautobiográfico "M", Ayu chocou o público ao descrever o romance com Matsuura ocorrido no início de sua carreira. A primeira impressão do livro vendeu 130 mil cópias).


3 – Cantando a solidão das mulheres e se tornando a representante da era Heisei

Em colaboração com o produtor Matsuura, Ayumi lança seu primeiro álbum, "A Song for xx". O disco trazia sua voz aguda e vibrante cantando sobre a solidão e o sofrimento das mulheres, repercutindo rapidamente tão logo foi lançado.


"Todos sempre me disseram que sou forte/ Sempre me elogiaram, dizendo que eu era admirável por nunca chorar/ Mas não eram essas as palavras que eu queria ouvir/ Por isso sempre fingi não entendê-las" (refrão de "A Song for xx")


Inesperadamente, o álbum alcançou o topo das paradas na primeira semana de lançamento e foi campeão de vendas por três semanas consecutivas. No mesmo ano, Ayumi lançou o single "Boys & Girls" e vendeu milhões de cópias, conquistando a cena musical novamente! O nome "Ayumi Hamasaki" finalmente ficou marcado na mente de todos.


4 – Todas as músicas são escritas por ela

Todas as letras das músicas de Ayumi são de sua autoria. Além disso, ela compõe músicas sob o pseudônimo "CREA" (alguns especulam que seja a abreviação de "creation"). Músicas como "M" e "evolution" foram creditadas a este pseudônimo.

Nota: na verdade, CREA era o nome de um chihuahua da cantora. Em entrevista à revista TIME em 2002, Ayumi disse que dentre os seus cachorros, Crea era o que mais se parecia com ela. Talvez por isso tenha escolhido seu nome como pseudônimo.


5 – O sucesso do "encerramento de Inu Yasha" na Ásia

A música "Dearest" foi composta por Ayumi em parceria com o guitarrista Dai Nagao, da banda Do As Infinity, sendo considerada uma de suas canções mais marcantes e parte das memórias de juventude de muitos fãs de anime!

Nota: se você, assim como eu, faz parte dos raros fãs de Ayumi no planeta Terra que ainda não conheciam este encerramento, pode corrigir esta falha agora mesmo assistindo-o aqui.


6 – Música-tema de "Confession of Pain"

Em 2006, Ayumi compôs "Secret", que foi música-tema do filme honconguês "Confession of Pain". A letra traz o verso "buscando um lugar além desta escuridão, onde brilha a luz", que foi elogiado pelos diretores Andrew Lau e Alan Mak por conseguir expressar o conceito "triste, mas ainda esperançoso" do filme. A cantora também participou do fan meeting do filme, realizado em Hong Kong. Ver todas essas superestrelas reunidas foi uma oportunidade única!

Nota: no Japão, o filme recebeu o título "Homens Repletos de Feridas", enquanto no Brasil o título dado foi "Dor e Ódio". Tudo a ver, né?... Hahaha!


7 – Ícone da moda japonesa

Ayumi liderou as tendências da moda do final dos anos 90 ao início dos anos 2000. Além de incorporar estilos vanguardistas e surreais em suas obras, até os looks do dia a dia se tornaram alvo de interesse popular, levando revistas de moda como Vivi e Popteen a analisarem a maquiagem e o estilo de Ayumi. Elementos como estampa de leopardo, maquiagem dos olhos, adesivos de strass, nail art deslumbrante e o icônico cabelo loiro causaram sensação. Muitas garotas antenadas com a moda aprenderam com ela a "trocar de nail art ao trocar de roupa!".


8 – Produção luxuosa dos shows

Desde sua estreia em 1998, Ayumi tem realizado inúmeras turnês de shows quase todos os anos. Cada um deles é uma superprodução em grande escala que custa centenas de milhões de dólares taiwaneses. O estilo, o conceito e o planejamento são basicamente liderados por Ayumi. Além de músicos exclusivos, ela também conta com um grupo exclusivo de dançarinos. Cada apresentação é coreografada com a beleza digna de um musical, refletindo seu status de superstar de primeira grandeza. Em 2008, Ayumi gastou 2,5 bilhões de ienes na construção do palco superluxuoso visto na "Asia Tour 2008 ~10th Anniversary~", que foi realizada na Taipei Arena e se tornou uma lembrança inesquecível para muitos fãs taiwaneses!


9 – Respondendo aos fãs com sua voz natural

Ao fim de cada show, há uma cena emocionante: antes de deixar o palco, Ayu põe o microfone no chão, leva o dedo indicador à frente da boca para pedir que todos fiquem em silêncio e em seguida grita "muito obrigada!" com sua voz natural. Ela nunca deixou de realizar este ritual, e até hoje sempre deixou os fãs sentirem este feedback sincero.

Nota: Ayumi já não faz isso há algum tempo, infelizmente. Salvo engano, o último show em que tivemos este clássico encerramento foi a TA Tour de 2016.


Fonte: https://www.marieclaire.com.tw/entertainment/news/85631

  

0 comentários:

Postar um comentário

Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Consciência ao postar é uma educação que todos devemos ter.
Infelizmente a moderação teve que ser ativada por mal uso deste canal.
Aguardamos seu comentário.

Grato. Adm.