agosto 13, 2022

,

Summer TA Party 2022: como foram os shows em Osaka!

Na última segunda e terça-feira Ayumi esteve em Osaka para realizar dois shows da miniturnê "Summer TA Party 2022", que começou em Tóquio e agora segue rumo a Fukuoka.
Por serem exclusivos para membros do fã-clube TeamAyu, nenhum desses shows foi disponibilizado para o público geral, mas conseguimos no Instagram uma descrição detalhadíssima das performances em Osaka graças ao fã 'TA Marukome'.
Confiram tudo a seguir!


Aqui dá para ver como é o palco. Coreografia caprichada em "Summer Again" e muito vigor nas três músicas seguintes, para começar o show com força total!

A Summer TA Party foi superdivertida! O show começou com imagens de todas as edições do a-nation sendo projetadas na cortina que ocultava o palco. Também tivemos uma contagem regressiva mostrando imagens alternadas dos videoclipes de "Summer Again" e "INSPIRE". Ao fundo, uma trilha sonora que misturava ayu-ro-mix e ayutrance nos deixava no auge da animação~♪
"Summer Again" começou com a projeção de imagens em CG de uma floresta tropical! A cortina se abriu no primeiro refrão e Ayu surgiu vestindo um figurino preto com detalhes em dourado, que a deixava bem sexy (acredito que seja uma adaptação daquele usado na performance de "identity" no Countdown Promised Land e na turnê Saigo No Trouble). No segundo dia os cabelos estavam trançados e com joias douradas, enquanto no primeiro show foi usado um rabo de cavalo com fios brilhantes! Este rabo de cavalo era como o de "Nonfiction" e estava lindo, e quando Ayu dançava ele parecia acompanhar seus movimentos. Parecia que ele estava dançando também... Em Tóquio Ayumi usou duas tranças, e eu adoraria ter visto! Aliás, parece que o figurino também era diferente.
O palco era uma estrutura de aço com 4 plataformas e semelhante ao que era utilizado nos shows da Avex nos anos 90. Não seria esquisito se os grupos TRF ou globe surgissem ali. Era bastante alto, e em determinado momento o dançarino Tomoki deu um salto da 4ª plataforma para a 2ª! Essa demonstração de resistência me surpreendeu!
Ainda falando sobre "Summer Again", a coreografia seguiu o mesmo timing do pv, incluindo a sequência em que eles batem as mãos na água fazendo-a espirrar. Foi bem enérgica! E mesmo sendo muito boa e original, continuo achando engraçada a dança na interlude. Ficou tão caprichada que eu ri enquanto via (risos).
Nas três músicas seguintes [INSPIRE, Survivor e until that Day...] o show ferveu com coreografias que também mostraram muito entusiasmo! Estavam excelentes, e vendo à distância, os movimentos realmente transmitiam um senso de unidade. Especialmente em "until that Day...", que teve tanto dinamismo quanto na performance da Asia Tour de 2007. A expressão e o olhar de Ayumi eram de arrepiar, e com o palco tão próximo da plateia deu para ver tudo perfeitamente.

Nostalgia, voz emotiva, Ayumi toca a mão de um fã sortudo e... performance rock usando vestidinho bonitinho?! Tem coisas que só Ayumi faz para você. Hahaha!

Aqui tivemos uma rápida troca de figurino para um vestido branco que deixava os ombros à mostra, o mesmo usado na Summer TA Party do ano passado. Ao invés do rabo de cavalo usado no primeiro show, aqui Ayumi usou uma peruca no estilo corte hime, igual ao do último Countdown Live, adornada com uma faixa branca com lantejoulas (Ayumi anda reciclando muita coisa ultimamente. O que estará planejando para os 25 anos de carreira?...). A combinação do vestido branco com este penteado me lembrou o primeiro ato da concert tour 2000, o que foi nostálgico. Cantando "Out of control" quase chorando, Ayu me deixou emocionado. Quando chegou no refrão, a emoção em sua voz foi tão grande que me fez tremer. No segundo dia, senti inveja da pessoa na primeira fila que teve a sorte de tocar a mão dela no final da música~!
Em "About You" os dançarinos masculinos entraram no palco como seres animalescos, e a performance foi muito semelhante à de "And Then" na concert tour 2000. A atuação de Ayu foi magnífica, e a proximidade com o palco deixou tudo ainda melhor. Embora fossem grotescos, os movimentos eram precisos e a coreografia tem a mesma vibe de "Like a doll" na Asia Tour atual. Me pareceu algo criado por Gori-chan.
Os vocais mais uma vez estavam fantásticos, assim como os olhares que Ayu nos lançava no primeiro refrão! A voz trouxe um quê de tensão a partir da frase "onde está aquela pessoa que conseguiu tudo que mais queria sem ter sacrificado nada?", no segundo refrão, e estou certo de que era justamente essa a mensagem que Ayu queria transmitir naquele momento. Adorei! A propósito, vocês conseguem imaginar uma performance tão "rock" feita por alguém usando um vestido tão bonitinho?!

Baladas: reprodução de cena do videoclipe e Ayumi se mostra delicada como uma fada, mas continua imbatível e longe de estar derrotada!

Chegamos à parte das baladas. A transição de "Kaleidoscope" para "blossom" foi linda, unindo iluminação a uma história bem elaborada e cativante envolvendo os dançarinos.
Ayumi surgiu usando um vestido azul claro, e acredito que seja uma versão daquele usado no a-nation de 2018. No primeiro dia ela também usou nos cabelos a faixa branca com lantejoulas. Em "blossom" havia uma brisa suave no palco e a saia esvoaçando com o vento era uma visão maravilhosa. Ayu parecia uma fada do verão... A iluminação também estava perfeita, dando a impressão de que o palco era bem maior do que realmente é.
Mal pude conter a ansiedade para ouvir a raríssima "crossroad", e foi incrível ver Ayumi cantar a frase "apesar de tudo, seguirei em frente; pois ainda não fui derrotada..."! Uma música que cai como uma luva para uma artista como ela, que se mantém firme na carreira até hoje apesar de carregar uma responsabilidade cada vez maior dia após dia.
"fated" começou com uma reprodução daquela cena com os guarda-chuvas que vemos no videoclipe! Assim que vi YU-KI e outros dançarinos entrando em cena com os guarda-chuvas, pensei "oh, o videoclipe~!", o que particularmente me deixou muito feliz. Ayu chorou tanto que mal conseguia cantar o refrão maior. A interpretação dela transmitia tanta tristeza que me contagiou, e eu também comecei a chorar. Me lembrei de uma postagem feita no Instagram no início do ano, onde ela disse algo como "tentar dizer verdades no palco através de uma música é uma tarefa sem igual e que te deixa muito esgotada". Em novembro do ano passado tudo que eu conseguia pensar era "contanto que Ayu esteja bem, nada mais me importa"(*), mas vendo sua ótima forma nos palcos, minhas expectativas quanto aos shows só estão aumentando. Claro que ela tem muitos problemas na vida particular, mas como sempre surge tão poderosa diante dos fãs a gente tem uma imagem dela como se dissesse "estou perfeitamente bem! Aguento o que vier!".
(*) TA Marukome deve estar se referindo ao choque anafilático sofrido pela cantora na época.

Encerramento da primeira parte do show: toalha para a plateia, carinho na dançarina Midori e Ayu desenhando um arco-íris no ar.

Chegamos ao medley de verão e Ayu estava fofinha demais em seu uniforme azul claro da MIRROR9. Parecia uma jogadora de basquete ou líder de torcida dos Estados Unidos, e acho que não é algo que ela costuma usar... Os cabelos foram divididos em dois rabos de cavalo, e assim como no último Countdown Live, estavam presos por um laço. Realmente uma graça! O sorriso dela estava radiante. Ai, como queria que este show fosse lançado em DVD~! A plateia foi ao delírio tão logo Ayu pisou no palco, e a alegria mostrada tanto por ela quanto pelos dançarinos foi um deleite para os olhos.
Em "Sunrise ~LOVE is ALL~" ela pulava bastante e girava a toalha enquanto percorria a 1ª e a 2ª plataformas do palco. No final da música, Ayu jogou a toalha para a plateia. Talvez seja por causa do figurino, mas pude sentir uma grande explosão de jovialidade nela. Pessoalmente, considero a melhor performance do medley. AMEI!
Ouvir "too late" na sequência foi inesperado e conseguiu manter nossa animação lá nas alturas! A música, o palco, a coreografia, era tudo tão nostálgico que cheguei a me perguntar "gente, voltamos ao ano 2000!?".
No final do medley, com "Summer Love" e "You & Me", a diversão foi mantida com êxito. A animação era tanta que realmente te dava vontade de cantar junto. No primeiro dia de shows achei tão bonitinho quando, no fim de "You & Me", Ayu perguntou à dançarina Midori "Mido-san, posso te abraçar?". E no segundo dia, Mido-san recebeu este carinho novamente.
Agora destaco aquela que considero o maior prêmio para quem foi aos shows: "Sky high". Finalmente pude ouvi-la!! Essa música é maravilhosa e me deixou muito emocionado. A voz no refrão é tão tranquila e ao mesmo tempo tão penetrante. A iluminação era suave e na cor branca, dando a impressão de criar um arco-íris. Parecia que estávamos no Céu. No segundo refrão, ao cantar o verso "quero te mostrar o fim do arco-íris", Ayumi desenhou no ar uma curva representando o arco-íris. O desenvolvimento da música até chegar ao refrão sempre me faz chorar, e o verso final que Ayumi canta acapella "[as pétalas de flores aos meus pés] me indicarão gentilmente a continuação deste sonho" ficou maravilhoso. Passei a amar essa música ainda mais.
Até hoje já ouvi "NOW & 4EVA" zilhões de vezes, mas quando ouvi ali tive vontade de chorar. Achei muito apropriada para encerrar a primeira parte do show.

Encore: matando as saudades do MC, elogios aos fãs de Osaka e surpresa no final...

No encore Ayumi vestia uma camiseta igual à dos goods na cor pink e calça jeans! No primeiro show a calça era azul, larga e repleta de rasgos, enquanto no segundo dia a calça era preta e justa ao corpo. Além disso, ela usou um colar dourado em formato de corrente.
Fiquei muito feliz com a inclusão de "Nonfiction"! Assim como no videoclipe, tivemos uma coreografia conjunta da cantora com os dançarinos. Todos vestindo camisetas na cor pink. A música é perfeita para shows ao vivo!
E depois de muito tempo, tivemos um MC! Como o público presente eram membros do fã-clube, Ayumi estava bem à vontade e falou por bastante tempo. Em determinado momento, ZIN-san também participou. Foi muito divertido! Dentre outras coisas, ela contou sobre o momento em que chegou à cidade e elogiou o TeamAyu de Kansai [região do Japão onde está situada a província de Osaka], dizendo "o TA de Osaka é muito fervoroso e ninguém sabe curtir minhas músicas da mesma forma que vocês". Que honra~♪ Também é bom frisar o que ela recomendou: "mantenham o que for dito no site do TA dentro do TA". Ayumi também falou sobre algo durante "You & Me" envolvendo a dançarina Midori e a onomatopeia "dooo~n", mas como eu não tinha conhecimento sobre a piada acabei não entendendo nada(*). Ainda assim, achei que Ayumi estava muito fofa.

(*) Também não estamos por dentro da piada, mas recentemente Ayumi postou esse stories no Instagram destacando a excelente forma física de Midori. O texto diz:
"os shows já acabaram, acordei hoje cedo e até o momento em que escrevo isto a imagem do porte superatlético de Midori permanece fixa na minha cabeça fazendo 'dooo~n', em looping infinito (risos). Mido-san, você é incrível".

"The Show Must Go On" é uma música que sempre me faz vibrar~♪ E o verão nunca acaba até você escutar "July 1st", não é? Nesse momento Ayumi disse "ainda temos um restinho de verão pela frente, por isso vamos aproveitar para criar mais algumas lembranças desta estação". Essas palavras me chamaram a atenção, porque me fizeram lembrar que o verão estava mesmo prestes a acabar (risos).
Depois do show tivemos uma fala inesperada de Ayumi feita dos bastidores(*), o que me deixou muito feliz! No segundo dia ela interrompeu os anúncios falando sobre as recomendações de segurança ao deixar o local, e terminou repetindo a onomatopeia "dooo~n". Foi muito engraçado! (risos)
(*) Após os shows é comum que se ouça a voz de um funcionário lendo agradecimentos e recomendações de segurança ao deixar o local. E nos extras de alguns DVDs já vimos Ayumi surpreender o público neste momento ao usar o mesmo microfone para dizer de repente "muito obrigada!" ou "até a próxima, pessoal~!".

Em resumo, foram dois dias que me fizeram esquecer completamente sobre a Covid e outros problemas. Entretenimento é algo essencial, e esses shows me deram muita energia. Fiquei muito feliz por ter ido e estou muito ansioso para conferir as próximas atividades de Ayu pós-verão.
Neste momento meu corpo está todo dolorido, mas também considero isso como um presente de Ayu! Muito obrigado~!

- - - - - -

Agradecimentos a 'TA Marukome' pelas preciosas informações, que estão disponíveis nos links https://www.instagram.com/p/ChFo-8KvpBd/ e https://www.instagram.com/p/ChFpGAsvzR9/.
  

0 comentários:

Postar um comentário

Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Consciência ao postar é uma educação que todos devemos ter.
Infelizmente a moderação teve que ser ativada por mal uso deste canal.
Aguardamos seu comentário.

Grato. Adm.