dezembro 27, 2021

, ,

"Ayumi e Max Matsuura: Bate-Papo Relembrando o Passado"

 

No momento deste print, o vídeo tinha sido postado 16 horas antes e tinha 550 mil visualizações; neste exato momento já são quase 1.130.000!



No dia 25 de dezembro, Max Matsuura surpreendeu todo mundo ao postar um vídeo em seu canal do YouTube intitulado "Bate-Papo com Ayu Relembrando o Passado"! Que presentão de Natal, hein?

O vídeo pode ser conferido aqui, mas como essas coisas nunca têm legendas, fizemos um resumo com as declarações mais interessantes da conversa.

Do jeito que essa dupla tem histórias para contar, aposto como vão surgir coisas que até Deus duvida... Hahaha!


Introdução

Max começa o vídeo em outro lugar conversando com alguém da equipe que está filmando, e diz que não sabe há quanto tempo não se encontra com Ayumi (aliás, revela que deixou de se encontrar pessoalmente com os artistas da Avex desde o início da pandemia) e nem se lembra de algum momento em que os dois tenham aparecido juntos publicamente.

"Um reencontro muito esperado, já que não se sabe quando os dois se viram pela última vez"


Ao pegar o elevador e chegar ao local onde Ayumi o aguarda, Max passa direto por ela e segue em direção à cadeira. A cantora pergunta "ué, vai passar direto por mim? É assim?".

Quase dois anos sem se ver e não diz sequer um "bom dia"? Que feio, Max... Hahaha!

Pelo cenário e pelo visual de Ayumi, fica claro que o vídeo foi gravado em 28 de novembro, dia da última transmissão do 17LIVE.

"-Vai passar direto por mim?! Hahaha!"



Começa o bate-papo

"Ayumi Hamasaki – artista da Avex e diva da era Heisei que produziu inúmeros sucessos"


- A primeira pergunta feita pela equipe foi sobre a primeira vez que os dois se viram.

Ayumi já começa zoando Max, dizendo que ele jamais se lembraria disso porque naquela ocasião estava completamente bêbado (eita!), mas Max acerta em cheio ao dizer que foi durante uma festa na extinta danceteria Velfarre. Ayumi se surpreende e pergunta "como lembra disso?! Ah, já sei, você viu no dorama!", e ele responde "não, não! Não senhora, de jeito nenhum! É porque foi muito marcante, fosse algo sem importância eu teria esquecido. Aliás, eu podia contar vários detalhes, mas vou parar por aqui". Pois é, senão teríamos certeza de que ele só se lembrou por causa do dorama... Hahaha!

"Ele não vai lembrar de jeito nenhum, tava caindo de bêbado!"


- Qual foi a primeira impressão de Ayumi ao se encontrar com Max?

O primeiro pensamento dela foi "oh, é aquele cara da televisão!", e ficou impressionada ao se ver diante de alguém "tão influente" no showbiz. Max sorri diante dessas palavras e diz que muita gente deve sentir o mesmo com ela (inclusive citando comentários durante as audições do 17LIVE dizendo "nossa, Ayumi em pessoa vai estar lá!"), mas a cantora responde que "o nível de grandeza" entre os dois era completamente diferente: é mais ou menos como se Max fosse um astro de cinema superfamoso e ela fosse uma simples admiradora que, por sorte, consegue tirar uma foto dele com o celular para se exibir entre os amigos.

A cara do Max diante dos elogios de Ayumi: "porque cara, você é incrível!".

Ele responde "sou", e os dois riem.


Ayumi recorda que na época os artistas mais vistosos eram da Avex e o quanto a gravadora era bem conceituada: era comum que as pessoas quisessem uma sacola de papel com o logotipo da Avex e andassem pela Avenida Aoyama (um dos bairros mais chiques de Tóquio) com ela nas mãos, se achando o máximo.

Em seguida, Max conta que no início, a equipe que acompanhava Ayumi nas ruas fazendo sua promoção costumava usar roupas coloridas e chamativas, mas depois passou a usar roupas pretas; e esta mudança ocorreu por ordens diretas dele ao perceber que, visualmente, a cantora não estava tendo o devido destaque. Miudinha e cercada por um grupo de pessoas, era preciso que todas as atenções se voltassem para Ayumi.

Max: "-E aí ficou tudo preto ao redor de Ayumi!"

Ayumi: "-Oi?!"


- Como foi que Ayumi entrou na Avex?

Ela responde que na época trabalhava em outra produtora e pediu para entrar na Avex, mas não entendia nada sobre as burocracias da transferência. Max conclui dizendo que começou a negociar com a produtora em questão sem saber se teria sucesso, e até cogitou desistir por se tratar de uma empresa grande e influente (só para constar, a produtora de que eles estão falando é a Sun Music, onde Ayumi trabalhou durante toda a fase idol).

"-Eu disse 'quero entrar para a Avex!'"


Perguntado sobre o tipo de música com que a Avex pretendia lançar Ayumi, Max diz que a princípio isso foi um problema: a gravadora já tinha um sucesso nas mãos com o grupo Every Little Thing, mas produzir uma artista solo era algo que eles nunca tinham feito antes. "Que tipo de música faríamos...?". Foi quando, após ouvir algumas músicas de Ayumi, Max se apaixonou pela letra de "poker face" por ser algo bem diferente naquela época. Em seguida veio "A Song for xx", e aí ficou claro o caminho que deveriam seguir.


- Havia discordâncias na criação e composição das músicas?

Max é categórico em dizer que sim e conta que sempre ficava descontente no que diz respeito aos arranjos, já que as opiniões eram sempre diferentes. Ele dava instruções para que fizessem de um jeito mas sempre saía de outro, e Ayumi revela que era comum receber ligações dele de repente, desabafando "a música ficou horrível! Podia ter ficado tão boa!". A cantora termina dizendo "mas acho que Masa só ouvia a versão final das músicas, então talvez não signifique que tivessem modificado...".

Ayumi recebia ligações de Max dizendo "a música ficou horrível! Podia ter ficado tão boa!"


- A pergunta agora é: do debut até aqui, Ayumi sempre veio decidindo por si mesma o próprio caminho a seguir. Mas como foi que ela começou a se autoproduzir?

Max se adianta dizendo que Ayumi sempre teve esta capacidade, desde o princípio. Ocorre que ela sempre teimou em incluir em seus trabalhos a frase "produzido por Max Matsuura" dando a entender que ele era o responsável, quando na verdade Ayumi fazia tudo praticamente sozinha. Ele dizia "já que você escreve tanto isso, então deixe-me assumir a produção" e ela sempre respondia "não, de jeito nenhum...". Ayumi intervém dizendo "ele achava ruim que usasse o nome dele, mas eu sempre o via 24 horas por dia pensando unicamente em mim e se preocupando comigo. Só o que ele pensava era 'Ayu', o tempo todo".

Max rindo quando Ayumi diz "para ele era sempre 'Ayu', o tempo todo"


Max acha graça e Ayumi continua: "falando assim pode soar engraçado, mas sempre achei a atitude dele admirável. Eu me preocupava por ele fazer tantas reuniões diariamente com os mais diversos departamentos pensando o tempo inteiro na minha carreira, sem sequer parar para dormir! Como eu poderia ver essa dedicação extrema e não incluir o nome dele, embora me pedisse para não fazer isso?".

Max diz "se não fosse assim, não venderia" e conclui: "se eu dissesse 'mas eu não fiz nada' e ela respondesse 'realmente, você nunca faz nada!', a parceria acabaria ali mesmo! Vê? Isso é reconhecimento! (risos)".

"-Se Ayumi respondesse 'realmente, você nunca faz nada!', a parceria acabaria ali mesmo! (risos)".


- Próxima pergunta: qual a música mais marcante para os dois?

Max diz "aposto que vamos escolher músicas diferentes" e Ayumi pensa consigo mesma "a mais marcante...?". Os dois pensam, pensam e pensam até que Ayumi diz "não vou responder" e Max fala "não tenho uma preferida, também prefiro não responder". Ayumi ainda insiste com o entrevistador, dizendo "continue perguntando para ele, eu quero saber! (risos)".

Max: "-Também prefiro não responder"

Ayumi: "-Continue perguntando para ele, eu quero saber! (risos)".


- A seguir, o entrevistador pergunta a Ayumi qual foi o momento mais marcante na criação/composição das músicas.

Ela responde: "nunca me imaginei capaz de escrever uma letra de música. Desde pequena eu nunca recebia elogios do tipo 'que lindo! Adorei!', e era muito mais comum me dizerem 'você não sabe fazer isso' ou 'você não leva jeito para aquilo'. Masa foi a primeira pessoa a me dizer 'você é capaz' e 'você tem muito talento'. Ele me dizia 'você é capaz de escrever uma letra de música, por isso escreva!', e eu perguntava 'como? Nem sei como se faz isso'. Eu não sabia compor, não tinha estudo e nem habilidades especiais, então escrevia em forma de cartas e me empenhava totalmente nisso. Quando eu mostrava, Masa dizia 'nossa, você é incrível!'".

"-Quem me ensinou a fazer isso foi Masa."


O entrevistador pergunta o que havia de tão especial nas cartas e Max responde que ficou surpreso com a qualidade daqueles textos, que se pareciam com um diário, porém vindos de uma garota de apenas 16 anos. "Fico imaginando o tipo de experiências que ela deve ter passado". Ayumi confirma: "eu me lembro de como ele ficava espantado, mas para mim estava apenas expressando a minha realidade, só que em forma de carta. Não sabia o que havia de tão incrível naquilo, mas como Masa dizia que estava bom, decidi continuar escrevendo daquela forma".

"-Não sabia o que havia de tão incrível"


- Próxima pergunta: que tipo de música Ayumi pretende escrever daqui por diante?

"Acho que todo artista, não importa de que área seja, em algum momento se vê fora da sintonia entre o que ele quer e o que o público quer dele. Sem saber onde está e onde deveria estar". Max pergunta "para onde você está indo?" e ela responde "sinto que estão me deixando livre para seguir na direção que eu preferir". Max avisa: "isso é bom, mas não esqueça que todo mundo está de olho em você. Caso siga pelo caminho errado, vão te criticar. Então é bom ficar atenta a isso".

"-Sinto que estão me deixando livre para seguir na direção que preferir"


O entrevistador começa a pergunta seguinte dizendo "você tem muitos fãs assim [que a criticam]..." e Ayumi ri. Ele para e diz "tá tudo bem? (risos)". Ayumi fica séria e responde "tudo bem, pode continuar".


Ayumi rindo da pergunta e o entrevistador dizendo "tá tudo bem? (risos)".


- O entrevistador continua: "você tem muitos fãs assim; os que estão satisfeitos e os insatisfeitos. Qual a sua opinião sobre isso?"

Ayumi até tenta disfarçar, mas reparem que ela não aguenta e dá um risinho durante a pergunta. Hahaha!


Ayumi responde: "não há o que dizer... Não importa o que eu pense, isso é algo que não posso mudar. A verdade é que eu erro muito, e fico grata quando me dizem isso. É assim que deve ser. Por outro lado, viver seria impossível se eu me preocupasse com tudo que dizem sobre mim".

"-Vixe, se fosse me preocupar com tudo que falam de mim..."


Max diz "como você é durona~♡" e Ayumi responde "ele sempre diz isso: 'uau, você é durona, hein?'". Depois, Max revela que hoje em dia já se acostumou e não liga mais para isso, mas que tempos atrás se preocupou bastante. Ayumi conclui dizendo "é, mas diferente de mim, Masa já se machucou demais no passado...".


- Agora é Max quem faz uma pergunta a Ayumi: "independente da direção que você siga daqui para frente ou de fazer o que tiver vontade, ainda há algum sonho ou objetivo que queira alcançar?"

Ela pensa um instante e responde "em relação a mim talvez não haja nada que considere necessariamente 'um sonho', mas sim em relação a outras pessoas". Max pergunta "mas você faz o que tem vontade?" e ela responde "as pessoas ficam felizes ao conseguirem realizar algo por si mesmas e eu também fico muito feliz com isso, mas antigamente tudo era mais voltado para mim mesma. Eu ficava feliz quando fãs vinham falar comigo de um jeito eufórico, queria que dissessem que eu era bonita, ia muito ao salão de beleza ou comprar roupas... Só que aí...".

Infelizmente Max a interrompe e diz "e você ia MUITO ao salão de beleza, né? Eu nunca entendia o porquê de ir tanto até lá!". Então ele fala de cantores veteranos que vendiam horrores e passaram a se preocupar com o que os fãs queriam, relacionando com a pergunta anterior ("você faz o que tem vontade?"). Diz que isso é bom, mas também é se desviar do caminho porque os fãs não acompanham e é preciso ter certo controle. Ele alerta que ninguém vai entender o que vai dizer em seguida, mas prossegue: "você vai fazer uma turnê pela Ásia, não vai? Pois bem, existe uma coisa chamada 'espaço virtual', e é bom você pensar nele também".

As maluquices do Max: "-Existe uma coisa chamada 'espaço virtual'...".

A cara da Ayumi. Hahaha!


Ayumi não entendeu e disse "de repente essa conversa ficou muito complicada..." e Max diz que não tem nada de difícil, qualquer pessoa sabe disso. Ela diz "não, não é questão de saber ou não, a ideia por trás disso é difícil. É que você é inteligente...". Max diz que entende a ideia porque é um alienígena e Ayumi confirma; aliás, diz que todo mundo pensa isso dele.

Ayumi não entendeu nada: "-De repente essa conversa ficou muito complicada..."


Nesse clima de maluquice, o entrevistador pede que haja uma segunda parte para este bate-papo e Max manda um recado aos fãs: "a todos vocês do TeamAyu, gostaria de pedir que continuassem apoiando Ayumi Hamasaki".

"-Gostaria de pedir que continuassem apoiando Ayumi Hamasaki"


Todos agradecem por termos assistido ao vídeo e em seguida vemos imagens gravadas após o bate-papo. Max já está indo embora no carro, mexendo no celular, quando um membro da equipe diz "chefe, tenho um recado da Ayumi para o senhor. Ela disse 'não se esqueça de ouvir sua música preferida'". Max responde "tem uma música que eu gosto dentre as mais recentes, composta por Tetsuya Komuro. 'You & Me'. Gosto muito dela. Na verdade já foi lançada há uns anos e achei genial, Komuro e Ayumi são geniais".

"-Ela disse 'não se esqueça de ouvir sua música preferida'"


E então ele nos conta quais são as músicas favoritas: "tenho várias histórias sobre eles, histórias sobre parcerias! Meu trabalho era procurar parcerias, geralmente para temas de doramas. Por exemplo, aquele dueto de Ayumi com Tsunku em 'LOVE ~Destiny~'. Há uma versão dessa música em que Nobuyuki Tsujii toca piano e eu gosto demais. Ayumi lançou como single após 'WHATEVER' em versão dueto e versão solo, mas a minha preferida é a de Nobuyuki. Aliás, as duas músicas que mais ouço são esta e 'Many Classic Moments' do grupo globe".

Nobuyuki Tsujii é um pianista da Avex e foi o primeiro japonês a vencer o Concurso Internacional de Piano Van Cliburn em 2009.

A versão de "LOVE ~Destiny~" a que Max se refere está no "ayu-mi-x 7", lançado em 2011, e dizem que o próprio Nobuyuki escolheu essa música para participar. Na época, Ayumi elogiou o resultado dizendo que "ficou maravilhoso".


O membro da equipe pergunta "então, a música favorita do senhor é 'LOVE ~Destiny~'?" e Max confirma. Pouco depois o membro da equipe diz "foi tão bom ver vocês dois juntos hoje... Podíamos ter uma segunda parte, não?" e Max diz "se Ayumi aceitar... Não depende de mim, depende do TeamAyu. Se eles quiserem que ela apareça aqui novamente, é só deixarem o pedido aqui nos comentários".

Será que Ayumi vai reaparecer para uma Parte 2 do bate-papo? Segundo Max, se os fãs pedirem e ela aceitar...

Eu quero! E vocês?


  

2 comentários:

Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Consciência ao postar é uma educação que todos devemos ter.
Infelizmente a moderação teve que ser ativada por mal uso deste canal.
Aguardamos seu comentário.

Grato. Adm.