maio 16, 2019

A Música E Eu #07: Sakiko Hirano fala sobre Ayumi Hamasaki



O site 'natalie' está publicando uma série de artigos chamada "A Música E Eu", onde famosos são convidados para dar um longo depoimento sobre seus cantores favoritos.
No artigo mais recente, publicado no dia 30 de abril, foi a vez da escritora e blogueira Sakiko Hirano falar de sua admiração por Ayumi, que já dura desde a pré-adolescência.
Detalhe interessante é que dos sete artigos já publicados, Ayumi foi a primeira artista solo feminina a ser homenageada (os outros escolhidos foram bandas e cantores solo).

Antes de continuarmos: quem é Sakiko Hirano?

Que lindinha~!

Publicitária, escritora e blogueira, Sakiko nasceu em 1991 na província de Fukuoka (a mesma de Ayumi, o que lhe traz grande orgulho).
Trabalhava como publicitária na famosa agência "Hakuhodo" enquanto mantinha um blog sobre sua grande paixão: comida! Desde a época do primário Sakiko já enchia cadernos com detalhes sobre o que comia e os restaurantes que visitava. O blog foi criado na época da faculdade como um "upgrade" destes diários e se tornou tão popular que nossa amiga passou a receber convites para escrever artigos sobre o assunto em revistas femininas (como "an.an" e "SPRING"), publicar livros e até aparecer em programas de variedades na TV.

"O Diário de Sakiko Jones"

Há pouco tempo, deixou o emprego na Hakuhodo e decidiu se tornar freelancer. E Sakiko é famosa: se procurarmos フードエッセイスト ("food essayist") no Google, o nome dela aparece em TODOS os resultados da busca.
Para terminar, assistimos alguns vídeos no YouTube e ela não só é um amorzinho de pessoa, como também é uma fofura. Dá vontade de morder! E o depoimento dela é tão divertido e gostoso de ler que esta deve ter sido, de longe, uma das traduções que mais gostamos de fazer.
Apresentações feitas, vamos ao artigo.

De uma diva misteriosa a uma celebridade humana e simples; esta pessoa tão diferente e apaixonante chamada Ayu
Esta é uma série de artigos com depoimentos de famosos das mais diversas áreas de atuação sobre seus artistas favoritos. Neste sétimo artigo trazemos a escritora Sakiko Hirano, que é obcecada pela cantora Ayumi Hamasaki – a ponto de afirmar que "Ayu ultrapassa e muito o nível divino" – e nos contou sobre a atração que a artista exerce sobre ela desde a pré-adolescência.

Ouvi "SEASONS" chorando...
Como geralmente escrevo artigos sobre comida e dietas, não é sempre que tenho a chance de dizer isso, mas adoro Ayu. Na época da escola eu era membro do fã-clube TeamAyu e passei toda minha pré-adolescência próxima a Ayumi Hamasaki.
Esta toalha que eu trouxe foi comprada no 'a-nation' de 2006, e a performance de "BLUE BIRD" ainda está fresquinha na minha memória. A toalha estava sendo usada no banheiro na casa da minha mãe (risos), mas eu a peguei de volta para trazer aqui hoje. Na verdade já tive um montão de goods da Ayu, mas na época da faculdade acabei me desfazendo de muita coisa, como CDs, DVDs, photobooks e ayupans. A toalha foi o único item que sobreviveu a essa faxina, e hoje em dia me arrependo tanto...

O único good que sobrou.

2002 talvez tenha sido a época em que fui mais apaixonada pelo trabalho dela, mas lembro que fiquei impressionada com a letra de "SEASONS", lançada em 2000. É uma das músicas que melhor representam o auge de sua carreira e na época do lançamento eu só pensei "que música incrível, Ayu é demais" e coisas desse tipo, mas quando prestei mais atenção na letra vi que era bem triste. Me chamou atenção a parte do refrão que diz "hoje foi um dia muito triste/ e mesmo que amanhã estejamos chorando/ certamente virá o dia em que vamos rir disso tudo". Eu pensei "nossa, Ayu está triste?" e me identifiquei tanto com aquilo que logo já estava pensando "então, eu também estou triste".
No pv de "SEASONS" Ayu aparece vestida como se estivesse de luto, e juntamente com "vogue" e "Far away", a música faz parte daquela que os fãs chamam de "trilogia triste".
Quando eu estava no primário, o grupo Morning Musume era muito popular e na hora do recreio minhas amigas e eu sempre o imitávamos. A líder da nossa turma se chamava M-chan e era uma menina muito mandona. Diziam que "se contrariar M-chan, sua vida na escola será um inferno" e lhe pusemos o apelido de "Okame Nattou(*)", o que prova que ninguém gostava dela. M-chan era fã da Maki Goto e eu também era (inclusive tinha um bottom com a foto dela escondido nas minhas coisas), mas fingia ser fã da Asami Konno(**)... (risos). O problema é que alguém contou isso a M-chan e então fui expulsa do grupo imediatamente. Na volta para casa, enquanto esperava o ônibus sozinha chorando e ouvindo "SEASONS" no MD player, pensei "hoje foi um dia muito triste, mas serei forte".
Foi Ayu quem esteve ao meu lado. Claro que não foi um momento feliz, mas foi um momento onde senti que ela me ajudou.

(*) "Okame Nattou" é uma marca de natô (soja fermentada) que traz na embalagem este desenho de uma okame, máscara cômica feminina bastante famosa e tradicional em festivais do Japão. Que maldade, Sakiko... Hahaha!
(**) Maki Goto e Asami Konno foram duas integrantes do Morning Musume.

Ayu foi tema de um trabalho escolar
Naquela época, eu não entendia nada sobre esse negócio de "produtor musical" e achava estranho o fato de Ayumi sempre agradecer a um tal Max Matsuura em seus shows. E talvez eu a tenha conhecido em uma fase de sensibilidade e inocência, não sei; mas é fato que me apaixonei pelo trabalho dela. Para mim, tudo que Ayumi fazia passou a trazer uma mensagem oculta: se ela chorasse na capa de um CD, eu tentava descobrir o significado por trás daquelas lágrimas; e sempre que havia uma frase obscura e misteriosa em suas letras ou entrevistas, buscava saber mais sobre ela.
A coisa chegou a tal ponto que no ensino médio fiz um trabalho com o tema "Ayumi Hamasaki" (risos). Era um trabalho de pesquisa livre, e enquanto os outros alunos escolheram temas mais adequados como "O besouro mergulhador" ou "A origem do hashi", fui a única a falar sobre ela... Fiz uma pesquisa profunda explicando as razões de Ayumi possuir um carisma tão apaixonante, e embora um trabalho desse tipo costuma ter em média 10 páginas, fui a única a escrever mais de 80! Até o professor ficou admirado.
Nós éramos da Turma A do 2º ano, e é óbvio que na capa eu escrevi o "A" igual ao logotipo da Ayumi. Aliás, na época, todo "A" que eu escrevia era aquele e sentia até orgulho disso, mas nas provas de inglês isso costumava me dar pontos a menos.

Sakiko trouxe o trabalho para a entrevista.

Que nostalgia... Mas tem um erro logo na introdução: escrevi "ela é uma grande artista que muita gente conhece" (risos). Acho que a intenção era dizer "que todos conhecem", não é?
Comecei contando a vida dela, analisei letras de música e fiz até um capítulo investigando "Ayumi Hamasaki fez cirurgia plástica?". E por aí vai... Agora, olha esse gráfico! Olhando hoje, é bem estranho e parece que não faz nenhum sentido (risos).

"Ayumi Hamasaki no passado
Desapontada com a sociedade corrupta
Ayumi Hamasaki hoje
Vive corajosamente em meio à sociedade corrupta"

E a pesquisa finalmente termina com a conclusão "Ayumi Hamasaki é um raio de luz que se projeta da escuridão deste mundo", mas ela teve uma infância que deixou muitas cicatrizes, não é?... Quando era pequena, o pai sumiu de casa e ela foi criada pela avó e pela mãe, que parecia não gostar dela. Sem o amor da família e se sentindo excluída, acabou crescendo sem confiar nas pessoas. E então, essa garota tão sozinha é descoberta por Max Matsuura e, sempre que a vemos, nos sentimos encorajados e pensamos "oh, Ayu está sempre ao nosso lado". A letra de "No More Words", que diz "se o mundo é dividido em 'vencedores' e 'perdedores'/ Ah, eu sou uma perdedora/ Sempre vou querer ser uma perdedora" é muito simbólica e sempre me lembro dela quando vou ao dentista.
Ao mesmo tempo, sempre fui fascinada pelos pontos de vista filosóficos e frios em letras como "Duty" ("vi com meus próprios olhos uma era chegar ao fim/ e tenho certeza de que sou a próxima") e "vogue" ("você desabrochou e se tornou uma linda flor/ depois disso, suas pétalas vão cair lentamente"). Nas aulas de literatura, quando li "o som dos sinos do mosteiro ecoa as incertezas da vida(...)(*)", pensei "será que Heike era Ayu?".
Ela se tornou a diva desta era e sempre foi lindo vê-la cantar de forma tão magnífica, mesmo que talvez imaginasse estar destinada a desaparecer um dia.

(*) Primeira frase de "Heike Monogatari" (ou "O conto de Heike"), um clássico da literatura japonesa. Essa frase de abertura, aliás, é famosíssima no Japão. Deve ser equivalente ao nosso "minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá".

Uma desajeitada buscando seu espaço no mundo do showbiz
Embora diga isso, este ano Ayu completa 21 anos de carreira. Impressionante como ela chegou tão longe, não é? Enquanto outras cantoras já deixaram o mundo artístico, seja para se tornarem mães ou seguir outro objetivo qualquer, Ayumi ainda se mantém firme com seus shows. Mesmo com obstáculos e se apresentando em locais grandes ou pequenos, ela nunca deixou de cantar! Qual seria a razão disso, diante da possibilidade de uma carreira efêmera? Sempre que penso nisso, chego nas palavras-chave "a busca pelo seu espaço". Afinal, é impossível falar em Ayumi sem falar nelas.
"Não havia um lugar para mim, não conseguia encontrá-lo/ Não sabia se podia ter esperanças no futuro" ("A Song for XX"). No início, era assim que Ayumi enxergava sua infância. Quando participou de um documentário ("Super Television Information Frontier", da TV Nihon) e lhe perguntaram "por que decidiu ser cantora?", ela respondeu com um olhar inexpressivo: "por que será...? Porque queria um lugar para mim...?". Entretanto, muito tempo – e muitos altos e baixos – depois, em seu 6º álbum MY STORY, Ayumi já estava cantando em "Replace": "Eu digo a você, e quero que diga aos outros/ que nós não estamos sozinhos". Quando ouvi o MY STORY na época fiquei muito feliz e pensei "Ayumi conseguiu encontrar um lugar para si~!", mas sob outro ponto de vista, é difícil encontrar um lugar no mundo do showbiz, que está em constante mudança. E talvez seja esta a razão da tristeza e da vida turbulenta de Ayumi Hamasaki.
Anos atrás li uma entrevista na 'Numéro TOKYO' onde Ayu falou mais ou menos assim a respeito da felicidade feminina: "se a felicidade da família padrão representa o amor e a alegria extrema, no meu caso estaria plenamente satisfeita com o meu trabalho de criar músicas e shows a partir do zero". Eu amei! Depois de ler isso, é impossível dizer a ela para parar, não é?
Mas sendo bem honesta, a paixão que eu nutria por ela começou a esfriar no momento em que Ayu abandonou a solidão. Claro que fiquei feliz por ela ter enfim encontrado uma esperança, mas por outro lado senti que sua história tinha chegado ao fim e perdi o interesse... Uma garota solitária que tinha sido capaz de emocionar outras pessoas e fazê-las chorar. Dali em diante achei que não veria outra história tão cativante, até porque isso já se tornaria corriqueiro.

Adorável, mesmo tão natural e humana
Graças a isso acabei me afastando e até deixei de ir aos shows, até que em 2015 tive a chance de vê-la após quase 10 anos. Sinceramente, na época estava insegura. Será que ia gostar?... Mas bastou apagarem as luzes e um rapaz perto de mim gritar "Ayu~!!" para que eu ficasse profundamente emocionada (risos). E isso porque Ayumi ainda nem tinha aparecido no palco. Foi instantâneo, e para que meus sentimentos viessem à tona assim tão depressa, percebi que no meu coração Ayumi Hamasaki continuava sendo a mesma da minha adolescência.
Mesmo após tantos anos, Ayu estava brilhando. E era tão pequenininha. Sempre gostei de vê-la tão pequena cantando no limite de suas forças em palcos enormes, e era sempre uma presença marcante que nada tinha a ver com o tamanho físico do corpo. Não é à toa que é a líder da equipe. Com performances muito bem elaboradas e repleto de emoção, o show foi realizado com tamanha entrega e devoção que aquilo tocou fundo na minha alma.
A antiga Ayu era uma artista brilhante e maravilhosa, enquanto a atual tinha se tornado uma grande artista muito humana e ainda assim incrivelmente fascinante. No telão, víamos a frase "mesmo que os tempos continuem mudando/ aqui está uma coisa que jamais irá mudar" (letra de "The Show Must Go On"). Os sentimentos dela estavam fortemente expressos ali, como se dissesse "aqui é o meu lugar! Eu adoro todos vocês!". Antigamente não havia produções como aquela, foi algo novo e adorei a mensagem tão espontânea.
Muitas divas consideradas "da era Heisei" foram, uma após a outra, se afastando dos palcos antes mesmo que a referida era chegasse ao fim. É claro que é muito bonito chegar ao fim da carreira como uma estátua linda e perfeita, mas acho que ser mais humana é mais a cara da Ayu. Para mim, ela chegou vitoriosa ao seu final feliz e isso nos serve de exemplo no nosso dia a dia. Pessoalmente, me sinto encorajada sempre que penso que hoje Ayu está sob o mesmo céu que eu, fazendo treinos vocais, exercitando seu corpo, e quando se depara com alguma adversidade diz "darei o melhor de mim" e segue adiante.
Agora que atravessou a era Heisei, que tipo de história Ayu estará prestes a escrever? Desejo que ela continue sobre os palcos o máximo possível, e é assim que quero poder vê-la até o fim. Acho que este é o desejo de todos que já se sentiram salvos por ela, não é mesmo?
Para terminar, será que posso cantar? Escolho "Boys & Girls" e "SURREAL". Claro, vou cantar acompanhada por um vídeo dela. Oh, Ayu! Você é mesmo linda...

A entrevista aconteceu no karaokê 'Pasela Resorts', em Shibuya, e aqui Sakiko aparece cantando "SURREAL" e repetindo as frases ditas por Ayumi durante os shows, como "todo mundo cantando comigo~!!" e "vocês são o máximo!".

Repercussão:
Sakiko compartilhou o artigo em seu Twitter e adicionou a legenda "um artigo sobre o amor por Ayumi Hamasaki, publicado nos últimos instantes da era Heisei. É bem extenso. Ayu, eu te amo".
Vários fãs se identificaram com suas opiniões e também compartilharam o artigo no Twitter. Confiram algumas legendas:
'crystal palace' escreveu: "Eis um artigo sobre Ayumi Hamasaki, por Sakiko Hirano. Quando estava no primário também passei por momentos difíceis, e também faço parte daqueles que choram ao ouvir 'SEASONS'. Tenho certeza que Ayu foi a diva que ajudou muita gente durante a adolescência".
'NihonDanshi_TA' disse: "Ainda não conhecia Sakiko Hirano, mas é um artigo muito bom e repleto de amor".
'gupioooooo' escreveu: "Ela se lembra da Ayumi quando vai ao dentista! Hahaha! E eu também! Hahaha! Há quanto tempo quero ver um show da Ayu...".
'M.ak' disse: "As opiniões dela representam os fãs. Há muito tempo estive em um show e foi apaixonante".
'sashimi' escreveu: "Ela foi nossa porta-voz com muita propriedade! Também amo Ayu demais".
'morino_ko' disse: "Ótima entrevista! Sakiko é muito divertida!".


  

0 comentários:

Postar um comentário

Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Consciência ao postar é uma educação que todos devemos ter.
Infelizmente a moderação teve que ser ativada por mal uso deste canal.
Aguardamos seu comentário.

Grato. Adm.