dezembro 21, 2018

, , ,

[CHARTS] Desempenho dos trabalhos da Ayumi nos principais charts japoneses em 2018


Embora os últimos anos não tenham sido os mais proveitosos em termos de vendas para a carreira da Ayumi, 2018 foi um ano com um saldo positivo. Neste post, será abordado o desempenho e a colocação dos trabalhos da Ayumi nos principais charts japoneses (vendas físicas, digitais e ingressos de shows).

ORICON

Principal chart japonês, a Oricon começou a monitorar as vendas discos e singles em território nipônico ainda nos anos 60 (anterior mesmo à criação da SoundScan nos EUA nos anos 90). Como é sabido por muitos, Ayumi é a artista solo mais bem sucedida de todos os tempos no Japão com vendas físicas contabilizadas pela Oricon de cerca de 51 milhões. Mas isso significa que ela vendeu "só" 51 milhões no Japão? Não! Embora seja um bom mecanismo para se medir a popularidade de um trabalho, a Oricon só contabiliza as vendas dos álbuns/singles que estão em seu Top 300 (Top 100 até 2003). Isso significa que, se um álbum sair do chart por uma semana, a empresa considera que nenhuma cópia foi vendida naquela semana. Portanto, é sempre importante falar em 51 milhões contabilizados pela Oricon. Além disso, vendas em shows e "fontes não-oficiais" são diminuídas em 70%. Utilizando os números da avex, há uma discrepância de mais de 7 milhões de cópias. Assim, o total de vendas físicas da Ayumi em território japonês deve beirar os 60 milhões facilmente.  Como se não bastasse tudo isso, a Oricon só passou a divulgar as vendas digitais a partir de 2017, estando uns 10 anos atrasada com relação ao resto do mundo. Depois dessa longa explicação, vamos às posições:

ÁLBUNS FÍSICOS

#134 TROUBLE (32,538 cópias/Peak #3/13 semanas charteando) 

ÁLBUNS DIGITAIS

#16 A COMPLETE ~ALL SINGLES~ (18,955 cópias/Peak #6/14 semanas charteando)

~Curiosidades: A coletânea A SUMMER BEST também se destacou durante esse ano e chegou a vender cerca de 2 mil cópias digitais. TROUBLE vendeu 2.7 mil cópias em 3 semanas. 

BILLBOARD JAPAN

Com um sistema parecido com o da Oricon, a Billboard utiliza dados computados pela SoundScan Japan para rankear singles e álbuns. Criada em 2008, seus números diferem significativamente dos divulgados pela Oricon.

ÁLBUNS DIGITAIS

#19 A COMPLETE ~ALL SINGLES~

RECOCHOKU

Uma das principais plataformas de vendas digitais japonesas. A Recochoku divulga anualmente listas com os singles e álbuns mais vendidos digitalmente, além de rankear os artistas mais populares na plataforma.

ÁLBUNS DIGITAIS

#9 A COMPLETE ~ALL SINGLES~

ARTISTAS QUE MAIS VENDERAM

#54 Ayumi Hamasaki

Vocês encontra o histórico da Ayumi aqui.

MORA

Mais uma plataforma de vendas digitais. Mora é controlada pela Sony Music (Recochoku é uma plataforma da avex e outras gravadoras).

ÁLBUNS DIGITAIS

#62 A BEST ~15th anniversary version~

NIKKEI

A Nikkei é uma revista que revela rankings bem variados sobre popularidade no Japão. As listas vão desde idols mais bonitos, até a shows mais procurados no país. Ayumi é conhecida pelas produções extravagantes e os shows impecáveis. Todos os anos já é um costume para suas turnês figurarem entre as mais buscadas no Japão.

#39 Ayumi Hamasaki (231,000 ingressos/50 shows)

Esse ano a Ayumi ultrapassou a marca de 5 milhões de ingressos vendidos durante a carreira. Você pode ver o histórico dos outros anos aqui.

AWA

A plataforma de streaming da avex é uma das principais no Japão. 

MÚSICAS MAIS VICIANTES DO ANO

Mais uma plataforma de vendas digitais.

ÁLBUNS MAIS VENDIDOS

#10 A COMPLETE ~ALL SINGLES~
#16 A SUMMER BEST
  

Um comentário:

Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Consciência ao postar é uma educação que todos devemos ter.
Infelizmente a moderação teve que ser ativada por mal uso deste canal.
Aguardamos seu comentário.

Grato. Adm.