agosto 01, 2013

, ,

Análise de Arena Tour 2012 ~HOTEL Love Songs~

Consideradas biográficas e sinceras, as músicas de Ayumi Hamasaki sempre estiveram ligadas à sua vida pessoal. Ela sempre relata em entrevistas que suas letras, o estilo musical e o look do momento referem-se ao seu estado que em se encontra naquele instante.

 Tudo que esta cantora joga para o público é sempre muito bem pensado, pois contém algum significado importante para a mesma, nem que seja pequeno. Seus shows também não ficam atrás, e com enfoque neste princípio resolvi analisar a turnê de 2012, que trouxe inovações para sua carreira e vários pontos de interrogações entre os fãs!

Antes de começar, lembremos que o Hotel Love Songs teve, digamos, “2 edições”, o Countdown Live 2011-2012 ~HOTEL Love Songs~ e Arena Tour 2012 ~HOTEL Love Songs~, que apesar de terem o mesmo tema, foram tratadas de forma diferente uma da outra, começando que a primeira edição promoveu o álbum Love Songs, e a segunda, Party Queen. 



O Countdown Live
O início

 Voltemos mais ainda no tempo, para o início de 2011, quando Ayu planejava promover Love Songs com a turnê "Arena Tour 2011: Hotel Love Songs" mas com o terremoto que abalou o Japão em março, ela abandonou o plano. Usando o logotipo que estava destinado para a turnê do ano, o novo espetáculo se tornou algo bem mais simples e original, sem muitos efeitos especiais ou vídeos de interludes, nascendo então a turnê "POWER of MUSIC".

Quando chegou o final do ano, a cantora reviveu o antigo projeto com o show de virada. 6 músicas de Love Songs estavam presentes. O tema do álbum é obviamente o amor! Ayu estava apaixonada, e em menos de 3 meses produziu Love Songs. Na época da produção (final de 2010), ela se encontrava num relacionamento com Manuel Schwarz, com quem se casou logo após o CDL 10-11. 

Por conter várias letras que pareciam fazer referência ao tempo que passavam juntos, muitos fãs estavam na expectativa de ver um show repleto de performances com “baladas alegres”, mas a "primeira edição" do Hotel Love Songs foi algo bem contrastante: Ayu parecia distante e acanhada, muitas performances tratavam de traições e relacionamentos mal sucedidos, foram introduzidas duas músicas novas, sendo uma que personificava o estado atual de Ayu, e para completar, ambiente e iluminação um pouco sombrios. Logo surgiram rumores em relação ao seu casamento e que se concretizaram com o anúncio de separação pela cantora depois do término do CDL11-12. 

Acredita-se que a primeira formulação da turnê em 2011 fosse exatamente como os fãs pensavam, um show que falasse de “amor correspondido”, mas ao que parece, Ayu já estava motivada faz tempo pela separação, e talvez por isso a Hotel Love Songs se desviou do caminho inicial.


Arena Tour 2012

O porquê de HOTEL

Os motivos para a separação foram muitos. No anúncio, as razões apontadas no fanclub oficial foram a tragédia no Japão e a distância entre o casal após o ocorrido. Mas parecia haver algo mais para contar, e foi quando "Party Queen" surgiu. A princípio, o álbum propõe "alegria", mas por trás das melodias agitadas, vemos uma profunda tristeza. As músicas e as capas provocativas demonstram o estado em que Ayu se encontrava na pós-separação.
Para a promoção de "Party Queen", Ayu decidiu prolongar a Hotel Love Songs fazendo várias modificações. A ideia do HOTEL finalmente se firmou nesta "segunda edição". Um show bem conceitual e original, e que como o título já dizia, se passava em um Hotel que não era um qualquer, mas um onde tudo acontecia de bom ou de ruim. O logotipo usado na primeira edição (CDL) foi mantido nesta segunda.

Acredita-se que a ideia de usar um Hotel como tema foi inspirado nos encontros com o ex-amor hospedado em hotéis nos EUA, e também especula-se que Ayu usara o show para mostrar de forma indireta o que de fato acontecia nos períodos em que viajava para se encontrar com Mannie.

Depois de finalizar a turnê, a cantora lançou 2 mini-álbuns que só aumentaram a ideia dos maus tratos que sofria de seu parceiro, principalmente nos PVs contidos neles.

O Hotel de agora, nem se compara com o que tinha sido apresentado no Countdown de 2011. Ele tinha evoluído com vários efeitos, vídeos introdutórios, setlist refeita, novos figurinos e 4 backing vocals. Já não tinha mais aquele ambiente tão sombrio e Ayu estava mais presente nele, até demais. Não se esquecera da ideia do antigo, mas também não ficou apenas focado nele. O show trazia temas variados, como "diversão, festa e bebida", tendo apenas dois blocos de "baladas".

Nessa segunda edição tivemos inovações no estilo musical e performances como  "The NEXT love" e "eyes, smoke e magic", que lembram muito filmes musicais da Broadway. Há também uma participação muito forte de Timothy Wellard (backing vocal) no show inteiro, sendo o anfitrião do Hotel e compositor de várias músicas do álbum Party Queen. Essa participação do mesmo seria proposital, pois Ayu viera a promover sua carreira solo em 2013 junto à empresa de sua mãe, Mariko Hamasaki.

Muitos alegam que as duas edições do Hotel Love Songs são na verdade a mesma coisa, pelo fato de os cenários, roupas e performances serem "os mesmos". De fato, Ayu reutilizou bastante coisa da primeira edição, mas foi mais por questão estética e composição desta.

O cenário de fundo é o mesmo, tendo a tela e a passarela modificadas. 

COUNTDOWN LIVE 2011-2012
ARENA TOUR 2012
COUNTDOWN LIVE 2011-2012

ARENA TOUR 2012
 COUNTDOWN LIVE 2011-2012


ARENA TOUR 2012
Dos 10 figurinos da turnê, 2 foram reaproveitados do CDL, 
sendo que os dois foram modificados.
COUNTDOWN LIVE 2011-2012
ARENA TOUR 2012

Foram reaproveitados também o figurino dos dançarinos, cerca de 45% (alguns foram modificados) e acrescentou mais 10.

Os objetos foram os que mais estavam presentes, cerca de 62%.

Da setlist, 6 músicas do CDL foram reaproveitadas (não estão incluídos os hinos Evolution e Boys & Girls).

E em relação às performances, podemos perceber em 4 blocos do show algumas semelhanças com as apresentadas no CDL.

Concluindo, Ayu reutilizou cerca de 42% do CDL 11-12, incliuindo o cenário, objetos, trajes dos dançarinos, trajes de Ayu e setlist.


As performances:
Como de costume, performances dividas em blocos.

1º Bloco: Introdução da Hotel Love Songs
 

O show começa com dois vídeos introdutórios. No primeiro, temos Timmy dando as boas vindas ao Hotel e explicando as vantagens de se hospedar nele (em inglês). No segundo, um vídeo do dia a dia neste lugar, que por sinal mostra que trata-se de um Hotel nada comum!
Logo em seguida, os dançarinos entram no palco encenando a recepção dos hóspedes!



Já com todos os dançarinos presentes, é hora da líder da trupe aparecer! Ayu é aclamada em sua descida para o palco e recepciona a plateia no mais elevado som de “Happening Here” (uma canção cover da banda TRF). Quase no final da música, Timmy canta uma parte da canção. Há também um vídeo introdutório da banda.

A introdução de Ayu vindo de cima se assemelha com a abertura do CDL 11-12, no entanto, com música e equipamento diferentes.

COUNTDOWN LIVE 2011-2012
ARENA TOUR 2012

Com trajes de funcionários, o primeiro bloco segue com uma versão curta de Song 4 U. Performance de "trabalho dos funcionários".



2º e 3º Blocos: Quartos

O segundo e o terceiro blocos foram o que mais chamaram atenção. Pode-se dizer que são os blocos mais dramáticos de todo o show e são nesses que especula-se que Ayu tentou mostrar o que de fato acontecia nos encontros com Mannie nos hotéis.


 O segundo bloco foi introduzido com um vídeo de vários casais diferentes hospedados no hotel e performances de dançarinos ao som de "feedback", focando principalmente nas brigas de alguns. Logo em seguida, as performances de "Tell Me Why" e  "Reminds Me" estavam cheias de empurrões, socos e maus tratos para com o parceiro.

Os figurinos dos dançarinos e alguns objetos apresentados são os mesmos do CDL 11-12 das performances de "NEVER EVER" e "Sending Mail", que também retratavam brigas.


No terceiro bloco, temos um vídeo introdutório de Ayu e Maro dormindo juntos. No entanto, vemos que Maro saía nas madrugadas para se encontrar com as amantes.



 As performances deste bloco, com "Appears" e  uma versão curta de "Missing", retratavam "traição".
A encenação em Appears é parecida com a que foi apresentada no CDL 11-12 com as músicas "MOON" e "Fated" (além da cama ser a mesma em ambos os shows, porém modificada para a turnê de 2012).



4º Bloco: Sala dos Funcionários

Timmy, que está presente em quase todos os vídeos, nos apresenta a sala dos funcionários neste quarto bloco. Funcionários nada competentes com o trabalho são advertidos por uma espécie de "general" que se revela ser o contrario do que se pensava após ser banhado por água com sabão! Hilário!


Neste bloco, que foca principalmente em temas como "Liberdade" e "Diversão", os funcionários vestidos com trajes cafonas se libertam e entram no palco trajando roupas mais ousadas, porém ainda de funcionários. As bolhas de sabão jogadas no som de "Shake It " elevaram mais uma vez a atmosfera do show! Destaque para o requebrado de Ayu! 
"STEP you" segue o mesmo clima de "Shake It".

 

5º Bloco: Quarto 408 

Um vídeo introdutório que interagia com os dançarinos e acrobatas presentes no palco. 
Encenação de brigas entre duas gangues. A gangue de Ayu vence.
Palavras como MATAR e AMOR aparecem durante o vídeo.



O quinto bloco permanece no clima agitado e com a mesma ideologia do bloco anterior nas músicas "NaNaNa" e "Sparkle". Mais uma vez, Timmy entra e cena em ganha destaque cantando ao lado de Ayu.

Enquanto em NaNaNa abusaram dos raios laser, em Sparkle os dançarinos usaram extintores, levando os fãs à loucura. No final da segunda música, todos da plateia dançaram a coreografia típica do refrão.


Apesar de comparecer com uma performance diferente e agitada, os figurinos de todo mundo nesse bloco são os mesmos do CDL, apenas o short de Ayu fora modificado no tom.

6º Bloco: "Happy Hour"

Hora de um momento mais descontraído. O bloco começa com um showtime de Maro, um número de sapateado ao som de trombone por Timmy e trompete por Miccie (outro backing vocal), dando início à "performance musical da Broadway" e uma vaga lembrança do filme "Chicago". O bloco se passa num cenário de bar do Hotel!



 Ayu mostrou novamente que pode se encaixar em qualquer estilo musical com as músicas "The NEXT love" e "eyes, smoke, magic".


Um bloco inovador na carreira de Ayu, cheio de entretenimento, acrobacias e sensualidade por parte da cantora. Nota-se um pouco de ousadia do dançarino Maro-chan para com Ayu, também presenciado no 3º bloco. Tal comportamento e destaque do dançarino no show pode ser explicado por seu envolvimento amoroso com a cantora na época.


Ayu sai de cena e os dançarinos, acrobatas, palhaços e a banda entram numa performance complementar do bloco, tendo um vídeo interativo.

7º Bloco: Jardim

O show entra em um novo patamar com o solo guitarra de Yocchan, que como sempre, arranca fortes aplausos dos fãs!


Depois de um minuto e meio de guitarra, os acrobatas Tomoki, Katsuyuki e Satoru entram no pequeno palco alojado à esquerda da plateia para um número de acrobacia ao som instrumental tocado pela banda.


 Ayu surge no final da passarela do palco aquecendo sua voz para cantar "Kiss o' Kill" semelhante ao show de 2007, mas com performance diferente.

                       
ASIA TOUR 2007
ARENA TOUR 2012

Em 2007 Ayu é crucificada, mas em 2012 o dançarino Shu-ya é "assassinado". Uma coisa que chamou muito a minha atenção foi a parte de cima da roupa de Ayu, que mudava de cor de acordo com suas emoções!



"Kiss o' 'Kill" contém instrumentais alternados entre o rock e órgão, tendo letra com apelo religioso. 

Os primeiros shows da turnê não incluíam esta canção, e ao invés dela tínhamos "Return Road", considerada a melhor do álbum Party Queen. Os que presenciaram a performance desta música disseram que era a mais bela de todo o show. Acredita-se que a exclusão teria sido por conta do envolvimento de Ayu com Maro, já que a letra falava claramente sobre o divórcio com Mannie.

ROUPA QUE FOI USADA NA PERFORMANCE DE "RETURN ROAD"
8º Bloco: Salão de baile
Eis que chega o último bloco da primeira parte do show.
O bloco começa com uma performance dramática no tecido pela acrobata Yossy. Logo em seguida temos o instrumental de "Ladies Night" com entretenimento por parte dos acrobatas e palhaços, que estão presentes nos shows de Ayu desde 2010. Essa parte também existe no Countdown Live 2011-2012, porém com outro número.



Ladies Night começa a tocar novamente e Ayu desce para o palco numa espécie de cadeira, a mesma do CDL, mas com alguns detalhes a mais. A performance segue com todos os dançarinos, ao contrário do que foi apresentado na primeira edição do HLS, onde apenas as dançarinas até a introdução de Party Queen estavam presentes.

                                CDL 11-12                                                              HLS 12

 As roupas de todas as Ladies, incluindo a de Ayu, foram trocadas para esse bloco.

                             CDL 11-12                                                              HLS 12


Em seguida, Party Queen. A dança parece ser a mesma do CDL, apenas tendo o acréscimo de alguns novos passos. Aqui, Ayu não dança e fica apenas sentada nas letras que compõem a palavra "Amor" em inglês.



Depois de 3 minutos da música, tudo para de tocar e as luzes se apagam, ficando apenas as letras acesas. Luzes azuis iniciam um ar dramático para Ayu, que começa a cantar em inglês a frase "I'm the lonely Queen" (Sou a Rainha Solitária) e que pode ser analisada como o real significado da música.

 

Como se sabe, Ayu conta muito de sua vida nas músicas, e com Party Queen não foi diferente. As músicas e as capas provocantes do álbum demonstram o estado em que ela se encontrava na pós-separação com Mannie.

Temos a impressão de que o álbum fora produzido numa noite de festa com muita bebida onde a cantora tenta esquecer os problemas pessoais. À primeira vista, Party Queen aparenta ser uma música "alegre", mas na verdade não passa de uma profunda tristeza.



 Os hinos da cantora entram em cena no medley SURREAL~Evolution~SURREAL,  que sempre agita a plateia japonesa. Nada de novo na performance. O medley acaba e a cortina se abaixa dando a ideia de que a primeira parte do show havia terminando, porém era só uma brincadeira: ainda havia mais uma música para ser cantada, aquela que dera o nome do Hotel.


Em "Love Song", Ayu canta o primeiro refrão "a capella" e depois segue no ritmo normal da canção. A performance se assemelha com a do CDL e enquanto canta, são apresentados todo os dançarinos, cada um com os diferentes trajes apresentados durante o show.




Ayu se emociona e chora durante a canção, encerrando a parte principal.

 

E é claro, gestos de gratidão que sempre faz no final.


Tirando a performance de SURREAL~evolution~SURREAL, este último bloco é bem parecido com o do CDL, podemos até dizer que seja uma "segunda edição" deste, com novos elementos, mudanças de figurinos, etc. Podemos perceber também que Ayu está mais solta nele e mais participativa com o público, o que não se viu na primeira edição do Hotel.




ENCORE

O encore de 2012 estava cheio de novidades!

 Ele começa, como sempre, tocando com a música "ayuready" e cenas do logotipo em animação.


A sessão MC (Mestre de Cerimônia) em que Ayu conversava com o público estava fora dos shows desde de 2011. No seu lugar, um showtime com todos os dançarinos ao som dos remixes das músicas de Ayu, algo inédito no show.

Em seguida, um vídeo de homenagem à cantora com um integrante da banda Kishidan.


Um hino da banda, "One Night Carnaval", começa a tocar! Ayu e seus dançarinos sobem ao palco ao estilo da banda de rock. Quando se pensa que a diva irá cantar sozinha, ela para a performance e anuncia um feat. com a Kishidan, levando a plateia aos gritos! (Destaque para a dancinha do momento!)

Kishidan, que significa "Os Cavaleiros", é uma banda de rock japonesa muito conhecida. Os integrantes têm uma imagem retrô, vestindo uniformes escolares japoneses no estilo de bōsōzoku .

Em 2012, pela primeira vez, Ayu foi convidada para cantar no festival de rock chamado de Kishidan Banpaku, realizado pelo Kishidan. 


 O Encore segue com o hino "Boys & Girls".
Todos estão vestidos com a camiseta oficial da turnê e começam a jogar bolinhas autografadas pela cantora para o público. Como sempre, Ayu apresenta sua banda no final da música.
Esta performance demorou um pouco para terminar, pois no término dela Ayu fez um jogo(?) com os dançarinos.



Em "How beautiful you are", a voz de Ayu estava bem melhor que na versão do CD.


Ela se emociona novamente ao ponto de parar de cantar. Depois apresenta os dançarinos e agradece aos fãs. A música se encerra no mais elevado clima de emoção.



 E finalmente chega a última canção de toda a turnê.
Ainda no clima da música anterior, todos cantam "Thank U". 
Quando chega no final, Ayu agradece várias vezes pelo carinho e apoio de todos! E é claro, não poderia faltar seu ritual de finalização. 


Para quem não sabe, já faz mais de 14 anos que Ayu executa este ritual: ela faz o gesto de silêncio para a plateia e, quando não se escuta mais nenhum som, grita sem microfone "muito obrigada a todos" e sai do palco. Em alguns shows, ela chegou a jogar sua "munhequeira" para os fãs. Na turnê de 2010 decidiu não executar o ritual, o que deixou muitos fãs tristes, mas voltou a fazê-lo na turnê de 2011. Nos CDLs de 10-11, 11-12 e 12-13 ela também não o fez.




Com 3 horas de show, Hotel Love Songs foi mais um espetáculo cheio de entretenimento produzido pela cantora. Apesar de existir um show de virada com o mesmo tema, não podemos desconsiderar este segundo, pois é tão bom quanto o primeiro e que na  minha opinião, é ainda melhor.
Essa análise foi elaborada também para incentivar a visualização do show e de tentativa de comprovação que o mesmo não equivale ao CDL 11-12, como muitos internautas andam dizendo por aí.


Por Rajma Tenchi


  

2 comentários:

Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Consciência ao postar é uma educação que todos devemos ter.
Infelizmente a moderação teve que ser ativada por mal uso deste canal.
Aguardamos seu comentário.

Grato. Adm.