August 01, 2013

, ,

Análise de Arena Tour 2012 ~HOTEL Love Songs~

Consideradas biográficas e sinceras, as músicas de Ayumi Hamasaki sempre estiveram ligadas a sua vida pessoal. Ela sempre relata em entrevistas que, a sua letra, o estilo musical e o seu look do momento referem-se ao seu estado que se encontra naquele instante.

 Tudo que esta cantora joga para o publico é sempre muito bem pensado, pois contem algum significado importante para a mesma, nem que seja pequeno. Seus shows também não ficam para atrás, e com enfoque neste principio, resolvi analisar a turnê de 2012 que trouxe inovações para sua carreira e vários pontos de interrogações entre os fãs!

Antes de começar, lembremos que o Hotel Love Songs teve, digamos, “2 edições”, o Countdown Live 2011-2012 ~HOTEL Love Songs~ e Arena Tour 2012 ~HOTEL Love Songs~, que apesar de terem o mesmo tema, foram tratadas de forma diferente uma da outra, começando que a primeira edição promoveu o álbum Love Songs e a segunda, Party Queen. 



O Countdown Live
O início

 Voltemos mais ainda no tempo, para o inicio de 2011, em que Ayu planejava promover Love Songs com a turnê "Arena Tour 2011: Hotel Love Songs", mas com o terremoto que abalou o Japão em Março, ela abandonou o plano. Usando o logotipo que estava destinado para a turnê do ano, o novo espetáculo se tornou algo bem mais simples e original, sem muito efeito especial e nem videos interludes, nascendo então a turnê  "POWER of MUSIC".

Quando chegou o final desse ano, a cantora reviveu o antigo projeto com o show de virada. 6 musicas de Love Songs estavam presentes. O tema do álbum é obviamente sobre Amor! Ayu estava apaixonada e em menos de 3 meses produziu Love Songs. Na época que produzira (final de 2010), se encontrava num relacionamento com Manuel Schwarz, com quem se casou logo após o CDL 10-11. 

Por conter várias letras que pareciam fazer referência do tempo que passavam juntos, muitos fãs estavam na expectativa de ver um show repleto de performances de “baladas alegres”. Mas a "primeira edição" do Hotel Love Songs foi algo bem contrastante. Ayu parecia distante e acanhada, performances que tratavam de traições e relacionamentos mal sucedidos, introdução de duas musicas novas, tendo uma que personificava o estado atual de Ayu, e para completar, ambiente e iluminação um pouco sombrios. Logo rumores vieram em relação ao seu casamento e que se concretizaram com o anuncio de separação pela cantora depois do termino do CDL11-12. 

Acredita-se que a primeira formulação da turnê em 2011 fosse exatamente como os fãs pensavam, um show que falasse de “amor correspondido”, porém ao que parece, Ayu estava motivada já faz tempo com a separação, e que talvez por isso, o Hotel Love Songs se desviou do caminho inicial.


Arena Tour 2012

O porquê de HOTEL

Motivos para separação foram muitos. No anuncio, as razões pela qual dera no fanclub oficial fora a tragédia no Japão e a distancia entre eles dois depois do ocorrido. Mas parece que tinha algo a mais para contar, foi quando "Party Queen" surgiu. De primeira, o álbum propõe "alegria", mas por trás das melodias agitadas, uma profunda tristeza. As musicas e as capas provocativas demonstram o estado em que Ayu se encontrava na pós separação.
Para a promover "Party Queen", Ayu decidiu prolongar o Hotel Love Songs, tendo várias modificações do mesmo. A ideia de HOTEL finalmente se firmou nesta "segunda edição". Um show bem conceitual e original, e como o titulo já dizia, se passava em um Hotel que não era um qualquer, era um onde tudo acontecia de bom ou de ruim. O logotipo usado na primeira edição continuou o mesmo para a segunda.

Acredita-se que a ideia de usar um Hotel como tema foi inspirado nos encontros com o ex amor hospedado em hotéis nos EUA, e também especula-se que Ayu usara o show para mostrar de forma indireta o que de fato acontecia nos períodos em que viajava para se encontrar com o Mannie.

Depois de finalizar a turnê, Hamasaki lançou 2 mini-álbuns que só aumentaram a ideia dos maus tratos que Ayu sofria com seu parceiro, principalmente nos PVs contidos neles.

O Hotel de agora, nem se compara com o que foi apresentado no final do ano de 2011. Ele havia evoluído com vários efeitos, vídeos introdutórios, setlist refeita, novos figurinos e 4 backvocals. Não estava com aquele ambiente tão sombrio, e Ayu estava mais presente nele até por demais. Não se esquecera da ideia do antigo, mas também não ficou apenas focado nele.  O show tratava variados temas como "Diversão, festa e bebida", tendo apenas 2 blocos de "baladas".

Nessa segunda edição temos inovações no estilo musical e performances como  "The NEXT love" e "eyes, smoke e magic" que lembram muito filmes musicais da Broadway. Há também uma participação muito forte de Timoteio Wellard (backvocal) no show inteiro, sendo o anfitrião do Hotel e compositor de várias musicas do álbum Party Queen. Essa participação do mesmo seria proposital, pois Ayu viera a promover a carreira solo do garoto em 2013 junto com a empresa de sua mãe, Mariko Hamasaki.

Muitos alegam que as duas edições do Hotel Love Songs são na verdade a mesma coisa, por causa dos cenários,  as roupas e as performances serem "os mesmos". De fato, Ayu usou bastante coisa da primeira edição, mas foi mais por questão estética e composição desta.

O cenário de fundo é o mesmo, tendo a tela e a passarela modificadas. 

COUNTDOWN LIVE 2011-2012
ARENA TOUR 2012
COUNTDOWN LIVE 2011-2012

ARENA TOUR 2012
 COUNTDOWN LIVE 2011-2012


ARENA TOUR 2012
Os figurinos da cantora, 2 dos 10 da turnê foram aproveitados do CDL, 
sendo que os dois foram modificados.
COUNTDOWN LIVE 2011-2012
ARENA TOUR 2012

Aproveitou também os trajes dos dançarinos, cerca de 45% (alguns foram modificados) e acrescentou mais 10.

Os objetos foram os que mais estavam presentes, cerca de 62%.

Da setlist, 6 musicas do CDL foram aproveitados (não estão incluidos os hinos Evolution e Boys & Girls).

Em relação as performances, podemos perceber em 4 blocos do show algumas meras semelhanças com os que foram apresentados no CDL.

Concluindo, Ayu usou cerca de 42% do CDL 11-12, nisso incluem o cenário, objetos, trajes dos dançarinos, trajes de Ayu e setlist.


As performances
Como de costume, performances dividas em blocos.

1º Bloco: Introdução do Hotel Love Songs
 

O Show começa com dois vídeos introdutórios. No primeiro, temos o Timmy dando as boas vindas ao Hotel e explicando as vantagens de se hospedar nele (isso tudo em inglês). No segundo, um vídeo do dia a dia nesse lugar, que por sinal mostra que não é um Hotel nada comum!
Logo em seguida, os dançarinos entram no palco, encenando a recepção dos hospedes!



Já com todos os dançarinos presentes, é a hora da lider da trupe aparecer! Ayu é aclamada em sua descida para o palco e recepciona a plateia no mais elevado som de “Happening Here” (uma canção cover da banda TRF). Quase no final da música, Timmy canta uma parte da canção. Há também um vídeo introdutório da banda.

A introdução de Ayu vindo de cima se assemelha com a abertura do CDL 11-12, no entanto, com musica e equipamento diferente.

COUNTDOWN LIVE 2011-2012
ARENA TOUR 2012

Com trajes de funcionários, o primeiro bloco segue com uma versão curta de Song 4 U. Performance de "trabalho dos funcionários".



2º e 3º Bloco: Quartos

O segundo e o terceiro bloco foram o que mais chamaram atenção. Pode se dizer que são os blocos mais dramáticos de todo o show e sãos nesses que especula-se que Ayu estaria tentando mostrar o que de fato acontecia nos encontros com o Mannie nos Hotéis.


 O segundo bloco fora introduzido com vídeo de vários casais diferentes hospedados no hotel e performances de dançarinos ao som de "feedback", focando principalmente nas brigas de alguns. Logo em seguida, as performances de "Tell Me Why" e  "Reminds Me" que estavam cheias de empurrões, socos e maus tratos para com o parceiro.

Os figurinos dos dançarinos e alguns objetos apresentados são os mesmos CDL 11-12 das performances de "NEVER EVER" e "Sending Mail" que retratavam também de briga.


O terceiro bloco, temos um video introdutório de Ayu e Maro-chan dormindo juntos, no entanto, Maro saia nas madrugadas para encontrar com as amantes.



 As performances desse bloco com "Appears" e  uma versão curta de "Missing" retratavam sobre "traição".
A encenação em Appears é parecida com que fora apresentada no CDL 11-12 com as músicas "MOON" e "Fated" além da cama ser a mesma em ambos shows, porem modificada para a turnê de 2012.



4º Bloco: Sala dos Funcionários

Timmy, que está presente em quase todos os videos, agora apresenta a sala dos funcionários neste quarto bloco. Funcionários nada competentes com o trabalho são advertidos por uma espécie de "general" que se revela ser ao contrario do que se pensava após ser banhado por agua com sabão? Hilariante!


Esse bloco que foca principalmente em temas como "Liberdade" e "Diversão", os funcionários vestidos com trajes cafonas se libertam e entram no palco trajando roupas mais ousadas porem ainda de funcionários. As bolhas de sabão jogadas no som de "Shake It " elevaram mais uma vez a atmosfera do show! Destaque para o requebro de Ayu! 
Em "STEP you" segue o mesmo clima de "Shake It".

 

5º Bloco: Quarto 408 

Um vídeo introdutório que interagia com os dançarinos e acrobatas presentes no palco. 
Encenação de brigas entre duas gangues. A gangue de Ayu vence.
Palavras como MATAR e AMOR aparecem durante o vídeo.



O quinto bloco permanece no clima agitado e com a mesma ideologia do bloco anterior  nas músicas "NaNaNa" e "Sparkle". Mais uma vez, Timmy entra e cena e ganha destaque cantando ao lado de Ayu.

Enquanto em NaNaNa abusaram dos raios lazeres, em Sparkle os dançarinos usaram extintores, levando os fãs a loucura nesse bloco. No final da segunda musica, todos da plateia dançaram a coreografia típica do refrão.


Apesar de comparecer com uma performance diferente e agitada, os figurinos de todo mundo nesse bloco são os mesmos do CDL, apenas o short de Ayu fora modificado o tom.

6º Bloco: "Happy Hour"

Hora de um momento mais descontraído. O bloco começa com um showtime de Maro, um numero de sapeteado ao som de Trombone por Timmy e Trompete por Miccie (outro backvocal), dando inicio a "performance musical da Broadway" e um vaga intericonidade com o filme "Chicago". O bloco se passa num cenário do bar do Hotel!



 Ayu mostrou novamente que pode se encaixar em qualquer estilo musical com as músicas "The NEXT love" e "eyes, smoke, magic".


Um bloco inovador na carreira de Ayu, cheio de entretenimento, acrobacias e sensualidade por parte da cantora. Nota-se um pouco de ousadia do dançarino Maro-chan para com Ayu, também presenciado no 3º bloco. Tal comportamento e destaque do dançarino (ex agora) no show pode ser explicado pelo simples fato do envolvimento amoroso do mesmo com a cantora na época.


Ayu sai de cena, os dançarinos, acrobatas, palhaços e a banda entram numa performance complementar do bloco, tendo um vídeo interativo.

7º Bloco: Jardim

O show entra em um novo patamar com o solo guitarra de Yo-chan, que como sempre, arranca aplausos fortes dos fãs de Ayu!


Depois de um minuto e meio de guitarra, os acrobatas Tomoki, Katsuyuki e Satoru entram no pequeno palco alojado a esquerda da plateia para um numero de acrobacia ao som instrumental tocada pela banda.


 Ayu surge no final da passarela do palco aquecendo suas voz para cantar "Kiss o' Kill", que nem na performance de 2007, no entanto, a encenação é diferente.

                       
ASIA TOUR 2007
ARENA TOUR 2012

Em 2007, Ayu é crucificada, já em 2012 o dançarino Shu-ya é "assassinado". Uma coisa que chamou muito a minha atenção seria a parte de cima da roupa de Ayu que, de acordo com sua emoção, a roupa mudava de cor.



"Kiss o' 'Kill" contem instrumentais alternadas entre o rock e orgãos, tendo letra com apelo religioso. 

Os primeiros shows da turnê não incluía essa canção, ao invés dela tinha "Return Road", considerada a melhor do álbum Party Queen. Os que presenciaram a performance desta música, disseram que era a mais bela de todo o show. Acredita-se que a exclusão da mesma seria por causa do seu envolvimento com o Maro, já que a sua letra falava claramente sobre o divórcio com o Mannie.

ROUPA QUE FOI USADA NA PERFORMANCE DE "RETURN ROAD"
8º Bloco: Salão de baile
Eis que chega o ultimo bloco da primeira parte do show.
O bloco começa com uma performance dramática no tecido pela acrobata Yossy. Logo em seguida, o instrumental de "Ladies Night" com entretenimento por parte dos acrobatas e palhaços que estão presentes nos shows de Ayu desde de 2010. Essa parte também tem no Countdown Live 2011-2012, porem, com outro numero.



Ladies Night começa a tocar novamente e Ayu desce para o palco numa espécie de cadeira, a mesma do CDL, mas com alguns detalhes a mais. A performance segue com todos os dançarinos, ao contrario no que fora apresentado na primeira edição do HLS, em que apenas as dançarinas até a introdução de Party Queen estavam presentes.

                                CDL 11-12                                                              HLS 12

 As roupas de todas as Ladies, incluindo de Ayu foram trocadas para esse bloco.

                             CDL 11-12                                                              HLS 12


Em seguida, Party Queen. A dança parece ser a mesma do CDL, apenas tendo acréscimo de alguns novos passos. Neste, Ayu não dança, fica apenas sentada nas letras que compõe a palavra "Amor" em inglês.



Depois de 3 minutos da musica, tudo para de tocar e as luzes se apagam, ficando apenas as letras acesas. Luzes azuis iniciam um ar dramático para Ayu que começa a cantar em inglês a frase, "I'm lonely Queen" (Sou uma Rainha Solitária) que pode ser analisado como o real significado da música.

 

Como se sabe, Ayu conta muito da sua vida nas musicas e Party Queen não foi diferente. As musicas e as capas provocativas do álbum demonstram o estado em que ela se encontrava na pós separação com o Mannie.

Temos a sensação de que o álbum fora produzido numa noite de festa com muita bebida onde a mesma tenta esquecer os problemas pessoais. De primeira, Party Queen aparenta ser uma música "alegre", mas na verdade ela não passa de uma profunda tristeza.



 Os hinos da cantora entram em cena no mix SURREAL ~Evolution~ SURREAL que sempre agitam a plateia japonesa. Nada de novo na performance. O mix acaba e a cortina abaixa dando a ideia de que a primeira parte do show havia terminando, porem era só uma brincadeira. Ainda tinha mais uma música para ser cantada, aquela que dera o nome do Hotel.


Em "Love Song" Ayu canta o primeiro refrão em "a capella" e depois segue no ritmo normal da canção. A performance se assemelha com a do CDL, enquanto canta, são introduzidos todo os dançarinos, cada um com um traje diferente que fora apresentado durante o show.




Ayu se emociona e chora durante a canção, encerrando a peça principal.

 

E é claro, gestos de gratidão que sempre faz no final.


Tirando a performance de SURREAL~evolution~SURREAL, este ultimo bloco é bem parecido com o CDL, podemos até declarar que seja uma "segunda edição" deste, com novos elementos, mudanças de figurinos e etc. Podemos perceber também que Ayu está mais solta nele e mais participativa para com o publico, o que não se viu na primeira edição do Hotel.




ENCORE

O encore de 2012 estava cheio de novidades!

 Ele começa, como sempre, tocando com a musica "ayuready" com cenas do logotipo em animação.


A sessão MC (Mestre de Cerimônia) em que Ayu conversava com o publico está fora dos shows desde de 2011. No seu lugar, um showtime de todos os dançarinos ao som dos remixes das musicas de Ayu, algo inédito no show.

Em seguida, um vídeo de homenagem a cantora com integrante da banda Kishidan.


Um hino da banda "One Night Carnaval" começa a tocar, Ayu e seus dançarinos sobem ao palco ao estilo da banda de rock. Quando se pensa que a diva irá cantar sozinha a musica, ela para a performance e anuncia um feat. com a Kishidan, levando a plateia aos gritos! (Destaque para a dancinha do momento!)

Kishidan, que significa "Os Cavaleiros", é uma banda de rock japonês muito conhecida. Os integrantes têm uma imagem retrô, vestindo uniformes escolares japoneses no estilo de bōsōzoku .

Em 2012, pela primeira vez, Ayu foi convidada para cantar no festival de rock and roll chamado de Kishidan Banpaku, realizado pelo Kishidan. 


 O Encore segue com o hino "Boys & Girls".
Com todos vestidos com a camiseta oficial da turnê, começam a jogar bolinhas autografadas pela cantora para o publico. Como sempre, Ayu apresenta sua banda no final da música.
Esta performance demorou um pouco para terminar, pois no termino dela Ayu fez um jogo(?) com os dançarinos.



Em "How beautiful you are", a voz de Ayu estava bem melhor do que na versão do CD.


Ela se emociona novamente ao ponto de parar de cantar. Depois apresenta os nomes de todos os dançarinos e agradece ao fãs. A musica encerra no mais elevado clima de emoção.



 E finalmente chega a ultima canção de toda a turnê.
Estando ainda no clima da musica anterior, todos cantam emocionalmente "Thank U". 
Quando chega no final, Ayu agradece várias vezes de novo pelo carinho e apoio de todos! E é claro, não poderia faltar seu ritual de finalização. 


Para quem não sabe, já faz mais de 14 anos que Ayu executa este ritual, no qual a mesma faz um gesto de silencio para a plateia e quando não se escuta mais nenhum barulho, ela grita "Muito obrigada a todos" sem microfone e sai do palco. Em alguns shows ela a chegou a jogar sua "munhequeira" para os fãs pegarem. Na turnê de 2010, decidiu não executar o ritual, o que deixou muitos fãs tristes com isso, mas voltou a fazer na turnê de 2011. Os CDLs de 10-11, 11-12 e 12-13 também não executou.




Com 3 horas de show, Hotel Love Songs foi mais um espetáculo cheio de entretenimento produzido pela cantora. Apesar de existir um show de virada com o mesmo tema, não podemos desconsiderar este segundo, pois é tão bom quanto o primeiro e que na  minha opinião, é ainda melhor.
Essa análise foi elaborada também para o incentivar a visualização do show e de tentativa de comprovação que o mesmo não equivale ao CDL 11-12 como muitos internautas andam dizendo por aí.


Por Rajma Tenchi


  

2 comments:

  1. Amei a analise e acabei vendo os dos Dois Lives com olhares diferentes...Muito obrigada AHBR ^^ Ayu Queen <3

    ReplyDelete

Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Consciência ao postar é uma educação que todos devemos ter.
Infelizmente a moderação teve que ser ativada por mal uso deste canal.
Aguardamos seu comentário.

Grato. Adm.