maio 11, 2016

,

[Parte 1] A trajetória de Ayumi Hamasaki - 1992/1993

Hoje trazemos até vocês a primeira parte da trajetória de Ayumi antes de se lançar como cantora pela Avex.
Nesta série de 4 artigos cobriremos o período que vai do nascimento até o lançamento do primeiro single "poker face", em 1998.
Esperamos que gostem e possam conhecer um pouquinho mais sobre nossa querida diva.

Do nascimento à 1992
Ayumi nasceu pouco depois das 19 horas do dia 2 de outubro de 1978, no hospital universitário do distrito de Sawara, em Fukuoka (província ao sul do Japão).

Como já é do conhecimento de muitos, seus pais se separaram por volta de 1982 após uma discussão. Depois que o pai abandonou a família, Ayumi viu lhe restarem apenas a mãe e a avó.


Na época, a mãe Mariko trabalhava numa companhia de seguros, enquanto à avó coube a responsabilidade pela neta e pela casa. Talvez para ajudar no sustento da família ou apenas ter seu próprio dinheirinho, no final de 1985 (aos 7 anos) Ayumi ingressou na carreira de modelo infantil em pequenas agências da província de Fukuoka e aparecia em modestos anúncios da região.

Em 1989, no quinto ano escolar, entrou na filial local da SOS (agência especializada em modelos jovens) e adotou o nome artístico "Kurumi Hamasaki" (浜崎くるみ).

Em 1991, aos 12 anos, fez fotos para cartazes da loja de departamentos Iwata-ya e comerciais para o Space World (parque com temática espacial).

Em 1992, tornou-se modelo exclusiva da rede bancária Fukuoka Chuou Bank Ltd durante um ano. Até que entre o fim de '92 e início de '93, aos 14 anos, é transferida para a matriz da SOS em Tóquio e passa a fazer fotos em trajes de banho e "modelitos que jamais fariam parte do meu guarda-roupa", como diria mais tarde.

Nessa época, ainda morava em Fukuoka e ia para Tóquio apenas a trabalho.

Curiosidades:
-O abandono do pai lhe deixou marcas, como o gosto pela solidão e a desconfiança em outras pessoas (sobretudo adultos), tornando-se introvertida. Na creche, Ayumi raramente chorava, não brincava com os outros e ficava sempre em silêncio. No primário, a timidez continuou a influenciar seu comportamento: quando a professora lhe fazia uma pergunta, ficava de cabeça baixa e não respondia, mesmo sabendo a resposta;

-Começou a estudar piano e parecia ter paixão pelo som do instrumento. Segundo a mãe, por ser muito tímida e reservada, ficava sempre em casa tocando piano ou desenhando. No primário passou a frequentar aulas de balé clássico e dizem que gostava tanto que costumava praticar durante horas diante do espelho depois das aulas, de modo que seu nível de dança era dos melhores.


1993
Em abril de 1993 fez o primeiro trabalho na televisão participando do polêmico dorama "Twins Kyoushi", parceria da TV Asahi com o estúdio Nikkatsu.

Os 11 capítulos exibidos no horário das 20:00 horas tinham como trama central a história de dois irmãos gêmeos que, separados no nascimento, acabam se tornando professor e vice-professor responsáveis pela mesma classe ("Twins Kyoushi" significa "professores gêmeos").

Ayumi interpretou Momo Tachibana, aluna da oitava série coordenada por esses professores.

Curiosidades:
-Além de Ayumi, o elenco estudantil contou com a participação de membros dos grupos musicais TOKIO (dentre eles, Tomoya Nagase), V6 e Johnny's Jr, todos da agência Johnny's & Associates;

-O dorama chocou o público ao apresentar menores de idade em histórias envolvendo prostituição, estupro e pornografia, inclusive num horário em que muitos espectadores eram da mesma faixa etária. No capítulo 4, por exemplo, o roteiro banalizando o estupro gerou repúdio e críticas nos jornais;

-A má recepção por conta dos temas abordados e os problemas envolvendo a falência do estúdio Nikkatsu fizeram com que Twins Kyoushi nunca fosse lançado em vídeo até hoje.


Em setembro, numa parceria envolvendo a TV Fuji, a empresa de jogos SNK e a revista Young Jump, foi criado um concurso para escolher a intérprete da personagem Yuri Sakazaki nos comerciais do jogo "Ryuuko no Ken 2" (conhecido no ocidente como "Art of Fighting 2"), a ser lançado em fevereiro do ano seguinte.

A boa atuação em Twins Kyoushi levou Ayumi a participar da seleção, e saindo-se vencedora, gravou dois comerciais que só foram ao ar em janeiro de 1994.

Mas ainda em 1993 foi produzido um OVA baseado no primeiro jogo da franquia, e Ayumi dublou a versão animada de Yuri.


Em 11 de dezembro deu uma entrevista no programa Tono-Sama no Feromon, na TV Fuji, para divulgar o OVA (que aliás, foi transmitido na emissora doze dias depois).


Curiosidades:
-Nos 42 minutos de duração do anime, a personagem Yuri teve um total de 12 falas; sendo 8 delas apenas "irmão" ou "Robert";

-A dublagem feita por Ayumi só é encontrada nas versões TV, VHS e Laserdisc do anime. Na versão em DVD, o trabalho foi refeito por Kaori Horie (atual dubladora de Yuri em todas as mídias);

-No anime, Ayumi apareceu nos créditos como "浜崎 " (Ayumi Hamazaki), ao invés do Kurumi Hamasaki usado na SOS. Já durante o concurso para os comerciais, seu nome foi escrito tanto na versão dos créditos do anime quanto "浜崎あゆみ" (Ayumi Hamasaki, na grafia atual).



No fim, a carreira na SOS não durou. A agência achou que não se sairia bem como modelo devido à baixa estatura (as informações nas revistas diziam que tinha 1.54m), e sugeriu que seria melhor atuar em outras áreas, como a TV. Aproveitando que tinha contatos na famosa agência musical Sun Music, a SOS a transferiu para lá.


Créditos: AyuLoveAyu, ArigatouHamasakiAyumi, Enneabba, Ayubrasil, HAD, AmuseumJPOP, SOSO, ChannelAi, LettersFromAyu e Wiki

Texto redigido por JP Hamasaki
  

Um comentário:

  1. Oi pessoal! Me bateu uma nostalgia muito forte da Ayumi, fui pesquisar vídeos e músicas pra saber como ela estava e encontrei o site de vocês. Eu também tinha um fansite, cuidei dele de 2007 a 2010 mas depois disso veio trabalho e faculdade e não tive mais tempo de cuidar e também parei de acompanhar a Ayumi. Fiquei muito preocupado em deixar o meu público "sozinho", mas eles estão muito bem servidos com o site de vocês :) Os posts da trajetória da Ayumi tem informações que eu nem sabia! Se um dia vocês não tiverem mais tempo para atualizar, deixem o site cheio dessas informações e curiosidades pra quem descobriu a Ayumi ter muito conteúdo bom por onde começar. Que saudade daquela época. Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Consciência ao postar é uma educação que todos devemos ter.
Infelizmente a moderação teve que ser ativada por mal uso deste canal.
Aguardamos seu comentário.

Grato. Adm.