setembro 21, 2011

Análise de Brillante

Foi um longo período até conseguir escrever novamente uma analise e dessa vez resolvi fazer sobre um dos PV’s do Five que é inclusive o que causa maior dúvida na cabeça de vocês.




[Análise]




No início, Ayu estava "adormecida", mas foi então acordada pela indústria da música que a atraiu (atraiu-a com as idéias de fama e fortuna) representado na figura de Timmy. Sabemos  que Ayu não era uma pessoa que se considerava forte logo no inicio de sua carreira, foi o que a levou a escrever muito sobre suas fraquezas, sua solidão e lutas como as músicas A Song for XX e LOVEppears.

Então no segundo ato, Ayu está em um quarto escuro acompanhada de muitos homens quase estão quase sem roupa, representando talvez justamente a primeira fase de sua carreira, fraca e sem proteção (a falta de roupa pode ser isso).

Existe também uma cena muito interessante em que Ayu está usando uma espécie de véu sobre a face, isto poderia também se remeter que ela antes era alguém sem importância e que foi descoberta conseguindo ganhar voz (deixando de ser uma anônima para ser AYUMI HAMASAKI).

Voltando ao PV vemos o personagem de Timmy continuando a encorajá-la,  ela decide assim seguir em frente no caminho escolido, mas ela não se livrar dos seus sentimentos, muito pelo contrário, passa conviver com eles (isso será entendi mais para frente).





Abre-se a porta e se fecha, então outra sala surge. No novo espaço, temos um monte de homens que trabalham e são notavelmente mais ativo do que os anteriores (encaixando-se  a uma referência de processo evolutivo), vamos lembrar então de todo o esforço que Ayumi fez para ser respeitada na indústria da música, por esse motivo teve de desenvolver outras habilidades além do canto como por exemplo dançar (se notarem em um momento do clip um homem aparece em algo que lembra um polle dance, que foi uma ação de Ayumi no clip 1LOVE). 




A seguir na terceira sala os homens começam a exibir roupas mais elaboradas do que as anteriores e cinturões de vencedores, seria uma alusão de como ela influenciou muito a moda depois e conseguiu se destacar no cenário da música, ganhando o respeito de todos, sendo a "vencedora".




Na últimas cenas a indústria da música, neste caso Timmy esta cantando para a sua rainha. Indicação do trono seria de onde Ayu realmente havia chego (maior patamar dentro de sua carreira), uma boa referência foi quando ganhou o Record Awards Japão sendo muito elogiada.

Entretanto esse mundo de gloria e abandonado durante a noite quando é novamente assombrada por seu passado e se sente solitária (todos os seus prêmios e “amigos” não estão com ela em sua casa, logo Ayu lamenta seus sentimentos). 

Então na cena em que ela faz uma consulta a Timmy isso fica evidente, mas o homem tenta conte-la com os frutos da indústria da música, as vezes ela parecia querer desistir, outras olhava assustada (por pensar se é realmente o que ela desejava), ate que ela toma coragem e resolve sair de onde havia sido colocada, mas ao chegar ali esperando ser ajuda é empurrada para cima pela multidão que seriam seus fãs (por isso eles não tem cores, mesmo que ela tivesse o desejo de conhecer todos ela nunca iria conseguir) que são as pessoas que não desejam que ela pare de cantar.

Depois de ser devolvida para o trono, ocorre um desentendimento entre a figura de Timmy e Ayu (podem notar que na parte onde Timmy se torna insatisfeito por ela desce, as cor do cenário são modifica representando uma especie de revolta) Então devido ao conflito ocorrido ele acaba matando Ayumi, representando que ele não aceitava suas decisões (de fato podemos pensar que eles preferiam a morte da cantora a “libertá-la”), mas depois que ela morre então Timmy chora (pois de fato foi uma grande perda em termos de lucro).

A última peça do quebra cabeça é o sangue dos olhos de Ayumi que são a representação do sofrimento de uma forma muito chocante (alguém já escutou a expressão lágrimas de sangue?) então é como se todas as lágrimas dela tivesse acabado durante todo aquele tempo e a única coisa que ela seria capaz de deixar fluir fosse seu próprio sangue (na própria letra temos uma referência sobre lágrimas).

OBS importante em trechos da música

Quando ela fala sobre ser dois, ser um e ser dois novamente na verdade o que temos é:

Ser dois -  ser o que ela quer e que os outros querem

Ser um - Em um determinado momento ela pensa que pode ser uma única pessoa, mas descobre que não era possível por isso volta a ser como duas pessoas (o que querem e o que realmente ela é).

Outro trecho de observação é quando ela fala de caminho estreito – o caminho difícil, mas que ela decidiu seguir (por isso nessa parte da música no PV as portas vão se abrindo).

NOTA: Gostaria de agradecer a algumas pessoas do fórumAHS por terem compartilhado as suas ideias sobre o PV, para que pudesse complementar e esta postando aqui agora.

BY: Yanne Takizawa
  

11 comentários:

  1. desculpem T.T a ausência de imagens não achei

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a análise! Faz muito sentido. Mas por que ela escolheu a figura da Cleópatra pra essa música? Vocês esqueceram de mencionar isso.

    ResponderExcluir
  3. De fato eu esqueci de falar isso XD mas bem eu não estudei exatamente a história de Cleópatra para te falar sobre essa relação com propriedade no final de semana vou até procurar e faço um adicional aos comentários.
    obrigada pela lembrança Meg

    ResponderExcluir
  4. Obrigada!
    Continue sempre com esse ótimo trabalho! ;)

    ResponderExcluir
  5. meg eu acho que ja tenho a resposta KKKKK.

    Bem para falar a verdade as única coisa que eu achei de fato fazer sentido são:

    -Cleópatra será conhecida como a maior rainha da história (nesse caso da ayu maior rainha da música asiática).
    depois eu li um texto que falava que Cleópatra não era somente linda (mas ela tinha como poderiamos dizer hoje em dia de estilo próprio gostar de estar na moda adorava uma maquiagem e uma boa roupa) XD em resumo ela seria uma diva KKKKK.

    Outro fator super interessante é que ela também tinha uma grande paixão pela música e era conhecida por ter tido a habilidades de falar 6 línguas diferentes (isso era considerado um super feito na época).

    Bem tirando a parte sobre os conflitos que ela teve por ser fanática pelo poder, acho que tudo que eu falei se liga muito com ayu *_*então foi de fato uma ótima ideia. espero ter respondido XDDD

    ResponderExcluir
  6. perfect.... gostei muito .. tudo o que fala faz sentido, não sei se era essa a intensão, mas pensando é isso que nos faz pensar, eu mesmo cheguei a pensar nessas hipóteses quando ouvi a musica e depois quando vi o pv...

    parabéns..

    ResponderExcluir
  7. Acho que o fato de ter escolhido representar a Cleópatra também explica a cena em que ela morre.

    Muito bom! Gosto demais das análises publicadas aqui. Posso sugerir outra? Que tal Sparkle? Ou part of Me?

    ResponderExcluir
  8. Meg suas sugestões estão anotadinhas ^_^

    ResponderExcluir
  9. Yanne, teremos que quebrar nossa cabeça e fazer Sparkle... o dia chegou haoshaoihsioahsoiha'

    ResponderExcluir
  10. eu achei muito bom quero agradecer pq só entendi esse clipo hj lendo isso mt obrigado ^^

    ResponderExcluir
  11. eu não acho que Ayumi Hamasaki seja a GRANDE rainha da música asiática, ela é um grande ícone, porém, fraca em relação a popularidade propriamente dita, ela é um fenomeno de vendas, de popularidade, nem tanto, acho que pra ser uma rainha é necessario combinar isso... além de também saber se reinventar, o que nem de longe é o caso da Hamasaki.

    Mas, curto muito esse PV, e a carreira dela, é definitivamente uma grande artistas, que atualmente está trilhando caminhos não tão "lucrativos".

    PS- sobre o Ser um, e Ser dois... os japoneses usam muito isso em referencia a casais, quem quando estão juntos querem se fundir em uma só pessoa, mas quando se separam viram duas pessoas, essa é a interpretação "a lá japan"

    ResponderExcluir

Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Consciência ao postar é uma educação que todos devemos ter.
Infelizmente a moderação teve que ser ativada por mal uso deste canal.
Aguardamos seu comentário.

Grato. Adm.