janeiro 09, 2014

Análise do PV de Rainbow!

O PV de Rainbow, com certeza é um dos clipes mais enigmáticos de Ayumi Hamasaki. Hoje vamos conceder uma explicação lógica com a seguinte análise feita por Yanne Takizawa em 2011.



   "A canção rainbow foi nomeada com o mesmo nome do álbum RAINBOW (2002), no entanto, a mesma só viera a ser lançada três meses depois desse ultimo álbum, na primeira compilação de baladas românticas de Ayumi, A BALLADS(2003). O PV de Rainbow, assim como as capas desta coletânea tratam da mesma ideia: embora a cantora estivesse conquistando cada vez mais o Japão com suas músicas, evoluindo e mudando a cada dia sua voz, o visual e a personalidade diante da mídia, ela não esquecera dos seus princípios, muito menos do seu outro "eu" que está fora do alcance de nós fãs e sociedade.

   Ayumi Hamasaki estava se firmando cada vez mais na indústria musical, mas para continuar caminhando essa estrada cheia de provas e saberes, ela precisava do seu outro "ser" do seu lado, precisando firmar uma laço concreto com essa."


Rajma Tenchi

    No clip temos a presença de duas Ayumi's.

   Uma é a "Ayumi Hamasaki", aquela que todos os fãs podem ver diante das câmeras, jornais e revistas; e a "Ayu", que pode ser dita como a outra personalidade que apenas a Ayumi Hamasaki pode ver, aquela pessoa que se sentia insegura sobre a sua vida, representando então assim sua parte inocente (o que ela tinha como princípios, por assim dizer e ela indica isto em trechos na música como, "Eu ouço uma gentil voz de algum lugar, Que deveria sempre ser ouvida", esta frase na verdade mostra o confronto de coisas que ela pensa sendo Ayu, mas que não poderia fazer como Ayumi Hamasaki, o símbolo do pop japonês).


  
No começo do clip ela achava que estava sendo vigiada por alguém, embora na realidade aquilo fosse uma representação das suas modificações, o que pode ser entendido de outra forma, como se seu outro "eu" estivesse vigiando-a para que ela não acabasse perdendo-se dos seus princípios iniciais durante o seu caminho, ou seja, a medida que ela ia evoluindo como uma artista.
 

   Depois do encontro entre as duas, uma delas dispara na frente em uma corrida, mas na realidade, aquela corrida poderia ser vista como uma distância entre as duas "Ayus". Ayumi estava se tornando uma grande cantora e precisava estabelecer a diferença entre quem ela era e o que ela precisava ser, ou melhor, aquela que os outros desejavam que ela fosse).
 

   Outro elemento fundamental é a troca de cores das roupas no decorrer do PV. Primeiro, temos o “rosa claro”, representando a fragilidade que sua vida tinha no primeiro momento. 

Em seguida, a roupa fica com o tom vermelho escuro, que significa a liderança (que poderia representar também o statu que conseguira criar dentro do cenário musical). 

 

Depois vem a cor laranja, indicando a movimentação e a espontaneidade (mais uma modificação na sua personalidade durante aquele período, como se fosse o momento que ela realmente descobriu que a música sua vida).




   Um pouco mais tarde as duas se encontram e Ayumi que não era a “real” acaba fugindo da outra, mas aquilo quis dizer que uma parte dela ainda não estava preparada para entender as escolhas da outra. E por fim chegamos a cena do bar, a roupa agora é branca. O branco é a libertação e a paz de espírito.


No primeiro segundo desse novo encontro uma delas estava chorando, mas era por ter se sentindo como quem foi rejeitada, mas a outra parte dela começa então a consolá-la indicando que já tinha conseguido aceitá-la para que ambas pudessem chegar a um consenso. Por este motivo ocorre o beijo entre as duas.





    Ao fim do clip um copo de água é colocado sobre a mesa, então a "Ayu" (a figura da qual pensamos que conhecemos) desaparece, entretanto não é que ela estivesse desaparecendo realmente, as outras pessoas simplesmente não podiam ver o seu outro lado, por este motivo ela sorri, pois fica subentendido que a outra ainda continuava lá, mas visível somente para ela.

  A frase em destaque sobre essa outra Ayumi pode ser vista em "Agora, eu canto esta musica só para você "
, "Você é meu tesouro especial" (O seu outro ser que apenas Ayumi Hamasaki conhece e que significa muito para ela mesma).



  

7 comentários:

  1. SABE O QUE EU ACHO? ESSA AYUMI É UMA MERDA UMA VACA UMA DESGRAÇA DE CANTORA NÃO SABE FAZER PORRA NENHUMA BOA É UMA VACA VADIA LOUCA , NAO TEM UM CLIP QUE PRESTA E AINDA SE ACHA A MAIORAL ESSA BABACA IDIOTA RETARDADA IMBECIL TODA DECADENTE

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom essa sua análise! Esses japoneses são muito gênios doidos. Os clipes visto pela primeira vez, deixa a gente sempre confuso para ficarmos depois quebrando a cabeça querendo entender. Esse detalhes da cor da roupa foi sensacional. E como sempre, músicas e clipes com mensagens super geniais. Parabéns Takizawa-san! #^^#

    ResponderExcluir
  3. Bem todo mundo tem o direito de se expressar ,embora confesse que fiquei em dúvida se eu deveria publicar o primeiro comentário. Primeiro pq o cérebro de grão de mostarda não tem fundamentos em sua análise só colocou Xingamentos sem nexo. Depois pq nem coragem de publicar o próprio nome teve (RS). Mas sabe tenho orgulho da ayu não ter um fã assim HAHAHAH. claro que vc não gosta dela, ninguém pode gostar do que não entendi. Só apenas lembre que o que é loucura para você para muitos outros é uma genialidade, Ayu não é uma cantora de dança (nem me importo que não seja, afinal de contas as pessoas só querem a modinha e coisas que não dão trabalho para se pensar, o mundo quer ser prático)A unica pena sobre isso tudo é que as pessoas não desenvolvem nenhum grau de inteligencia, pessoas tipo você. =P por isso existem pessoas como nós que estão ganhando a vida sobre os ignorantes como você dito a cima anônimo ( afinal de contas o que é um anônimo?) alguém que ninguém sabe quem é, já que que não tem coragem de mostrar a cara, sendo um ser digno de pura pena que muitas vezes ao fim é sem importância social, por isto eu te agradeço, pois pode ser uma pena para o mundo ter que viver cheio de gente sem intelecto, entretanto isto é maravilho para os que tem algo a oferecer de modo diferencial a ele.
    Por fim
    Obrigada! por seu comentário desnecessário pessoa sem nome =P

    By: Yanne Takizawa

    ResponderExcluir
  4. Uau!! sensasional!
    Amei Yanne *------------------------*

    ResponderExcluir
  5. #0_o#
    Esse ser anônimo com seu comentário "Capslockado", fez isso só pra chamar a atenção mesmo. No meu caso, se eu não gostasse de uma artista, eu nem comento nada....e muito menos perder tempo xingando a pessoa sem motivo algum. Mas fazer o que....é por isso existe essa liberdade de expressão. (E continuo elogiando a análise da Yanne-san, nesse clipe bom, bonito, lindo e inteligente) #^_^#

    ResponderExcluir
  6. Muito boa sua analise... So nao erntendi uma coisa: o cometario "Capslukado" do cara sem nada pra fazer ali de cima. hahahahahah' eita nós. Estou tão frustado que deixarei os 11 anos de seguidor da ayumi para tras -apanho. ok, nao me rebaixarei... Preciso comer Meu Mc lanche...

    ResponderExcluir
  7. Eu realmente gostei da analise, o Pv ficou mt mais claro em minha mente!! e sobre o ''Capslockado" saber fazer nada seria nao dançar?? os shows delas são excelentes, pq a cada apresentação, a cada música ela passa uma mensagem...eu acho fascinante apresentações teatrais!! e os Pv's da ayu contem mensagens, em vez de passos de dança!!

    ResponderExcluir

Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Consciência ao postar é uma educação que todos devemos ter.
Infelizmente a moderação teve que ser ativada por mal uso deste canal.
Aguardamos seu comentário.

Grato. Adm.