abril 11, 2014

,

Análise de SURREAL!




A canção SURREAL do álbum Duty, é sem dúvida, um dos hinos de Ayumi Hamasaki. Quase todos os seus shows, ela está presente, não por apenas ser um sucesso entre os fãs e ter sido bem sucedida com as vendas... O motivo maior está no significado que essa canção tem até hoje para com a cantora. 

No dia 27 de setembro, o single SURREAL foi lançado junto com o álbum Duty. Estreou em 1º lugar na Oricon, vendeu mais de 400 mil cópias, e ganhou um certificado 2x Platina pela RIAJ. 

SURREAL surgiu numa época em que a cantora estava no auge de sua carreira; o Japão todo estava de olho naquela pequena estrela que começara a brilhar. Sua imagem "Ayumi Hamasaki" se expandia cada vez mais, ganhou titulo de influencia social e tornou-se ícone imediato da moda. Com seu primeiro show catalogado, o A Concert Tour 2000 parte 1, Hamasaki conseguiu rapidamente erguer uma legião de fãs céticos que diziam ser salvos pelas suas músicas. Com suas constantes mudanças físicas e psicológicas diante do público, a mídia japonesa propusera que a cantora já não era mais a mesma do inicio de carreira em 1998, criando assim dúvidas sobre seu próprio ego. Esse acontecimento foi um dos motivos que a fez produzir Duty e exclusivamente  a música SURREAL. 

A composição do título SURREAL vem da fusão de "Ayu" e "Ayumi Hamasaki", duas imagens, o real e o surreal que se unem em uma só palavra e passam a ter suas próprias personalidades, ambas se influenciando mutuamente. Depois desse acontecimento, a cantora passou a usar as duas imagens explicitamente nas entrevistas e no mundo das letras. Os fãs podem perceber de forma mais precisa que há letras criadas por "Ayu" que tratam do "intimo", outras por "Ayumi Hamasaki" com temas mais mundanos e letras criadas pelas as duas que tratam de "desabafos" para com elas mesmas, com veremos a seguir.

----------------------------------------
A letra de SURREAL trata de uma conversa entre as duas imagens. Muitas letras da cantora trazem essa peculiaridade, um desabafo para com ela mesma, como as letras de End of the world (2000) e Free & Easy (2002).  

Ayumi Hamasaki: 
Escolhendo apenas as coisas que você gosta
não é algo irresponsável.
Se você não consegue encontrar o que procura,
então por que aceitar a responsabilidade?

Ayu:
Aproveito apenas as possibilidades
que eu estou pronta para embarcar.

Ayumi Hamasaki:
Se é algo que não precisa
então a compaixão será inútil para você.
Se é algo importante
então a dor vai  provavelmente te acompanhar.

Ayu:
A solidão que você sente estando com outra pessoa
é muito pior que a solidão que você sente estando sozinha.

Ayumi Hamasaki:
Não importa a solidão que chegar,
não importa a dor que você sentir,
você não deve fechar os olhos para essas coisas,
porque mesmo se perder todas as suas palavras,
mesmo que você diga que não importa,
se você tropeçar, essas coisas vão estar lá
para ajudá-la.

É assim que funciona.


A primeira tenta de certa forma animar a segunda que se encontra em meio de uma duvida sobre sua real responsabilidade social que colocaram-na.

Ayumi Hamasaki: 
Eu não posso contar a ninguém,
eu quero contar a alguém,
que aquela pessoa
é mais importante para  mim que qualquer outro.

Por favor, seja você mesmo,
é assim que eu quero que você seja.

Ayu:
Em um lugar surreal,
continuo sendo eu mesma.

Ayumi Hamasaki: 
Por favor, seja você mesmo.
Eu quero que você seja assim para sempre.


Basicamente a mensagem que Ayu (o ser fora de alcance do publico) queria passar na época em resposta a critica da mídia é que sempre será a mesmaapesar de aceitar a responsabilidade social como Ayumi Hamasaki (a imagem criada para o publico através da industria musical) e as consequências que vem com essa responsabilidade. E por tal razão que é uma música de grande importância para Ayu cantar nos seus shows; é uma mensagem que ela quer que sempre seja lembrada por todos. Não importa sua idade, seu fashionismo,  seu estilo musical, nada... Ayumi Hamasaki sempre manterá seu próprio eu, a Ayu intacta. 

------------------------------------

O PV e capa de SURREAL reforçam ainda mais o foco da fusão das duas personalidades.

No pv, a imagem de Ayumi Hamasaki é representada pelo "leopardo" através de um sonho de Ayu.
Em primeiro momento do sonho, Ayu "acorda" no meio de uma praia, avistando um navio ancorado. A figura do navio foi posta propositalmente para reforçar a ideia de escolhas a serem tomadas. Inicialmente, Ayu estava em dúvida diante da situação. Nesse momento a música segue para o segundo verso, Aproveito apenas as possibilidades que eu estou pronta para embarcar, e apesar de dizer isso, Ayu não segue em frente, decide andar no caminho oposto do navio. Aqui, é como se dissesse que ainda não estava pronta, algo estava faltando, o que a fez voltar e procurar por este. 



E então, Ayu passa a procurar por algo insanamente em vários lugares. Há momentos em que ela parece está perdida e se sensibiliza ao tempo para poder orienta-se no caminho. Uma alegoria de dúvida, não sabia ao certo qual sentido tomar diante da situação.



Quando chega num ambiente cuidadosamente decorado com plantas, Ayu encontra o que procurava, a imagem de Ayumi Hamasaki. O leopardo que tinha atenção e os mimos de certas pessoas (que aqui poderia ser os fãs ou a própria gravadora). Por ter devidamente cuidados no lugar, parecia gostar de ficar ali ao ponto de repousar e nem se importar com a presença de Ayu. É perceptível que esse ambiente estava representando o lugar que a cantora tinha alcançado na industria musical, algo inevitável para ela.


No ultimo ato, Ayu acorda com os olhos vermelhos do leopardo, evidenciando que no final aceita a responsabilidade social como "Ayumi Hamasaki" e então volta para o mundo surreal (a industria musical?!) e decide caminhar na direção do navio.




-----------------------------------


A capa de SURREAL assim como de Duty retrata Hamasaki como um gato selvagem enjaulado, ou seja, a representação dela para com o mundo musical. Um lugar voltado pra cantora, cheio de atenção e mimos dos fãs - o lugar que não pode ficar sem-. 



Temos a imagem do gato, sendo a representação de Ayu diante da indústria; um mulher forte e popular, mas que não era o seu verdadeiro eu, e apesar do "poder", estava presa por causa de seu sucesso, simbolizado pela jaula, significando também que a mesma não tem vida pessoal. Todos seguem seus passos, o publico dependia dela e vice-versa.






PV






SURREAL -sub PT-BR por rajmatenchi no Videolog.tv.

Lives

A BEST LIVE 2013 ~15th anniversary~

SURREAL ~evolution~ SURREAL - A BEST LIVE ~15th anniversary~ sub PT-BR from ayutube BR 3 on Vimeo.

Arena tour 2010 ~Rock 'n' Roll Circus~


Arena tour 2005 ~MY STORY~

SURREAL - ARENA TOUR 2005 A ~MY STORY~ [sub PT-BR] from Mirrorcle World on Vimeo.

DOME TOUR 2001 
  

0 comentários:

Postar um comentário

Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Consciência ao postar é uma educação que todos devemos ter.
Infelizmente a moderação teve que ser ativada por mal uso deste canal.
Aguardamos seu comentário.

Grato. Adm.