outubro 21, 2013

, ,

[A-nation 2013] Análise!

6 dias atrás, o canal WOWOW transmitiu 80% da 12ª edição do A-nation. 7 das 10 performances de Hamasaki foram disponibilizadas. 
No dia 31 de agosto, Ayumi Hamasaki se apresentou e encerrou o A-nation 2013 em Tokyo, com um setlist inédito, voz impecável e figurinos exóticos. Com o mesmo sentimento de A BEST LIVE, a cantora trouxe performances e trajes "remakes" em alguns blocos de sua apresentação. 

Segue abaixo uma pequena análise da apresentação.
 
 1. VOZ

Sabe-se que desde de 2011, Ayu vinha passando por dificuldade em relação com sua voz, tanto que contratou sua antiga professora de canto que ajudou na época de sua estreia em 1998 na indústria musical. No entanto, no ano seguinte, principalmente no A-nation, sua voz começou a ficar mais nasal e a mesma parecia perder fôlego na hora de cantar. No Countdown Live 2012-2013 ~Wake Up~ Ayu conseguiu controlar mais o nivelamento da voz ainda que fosse perceptível a falta de fôlego em musicas que exigiam muito das cordas vocais. Preocupada com a situação, Ayu passou os três primeiros meses de 2013 nos Estados Unidos para aperfeiçoar sua técnica de canto, sendo acompanhada pelo seu amigo e backvocal britânico Timothy Wellard. 

Resultado: conseguiu equilibrar sua voz na hora de cantar. Na turnê deste ano titulada A BEST LIVE ~15th anniversary~, fãs presentes relataram que, desde de 2005 não ouvia-se a voz da Diva tão perfeita, estava forte e mantinha-se em notas altas.
Na apresentação do A-nation não poderia ser diferente, em nenhum momento perdera fôlego, pouco desafinou em musicas que exigira um pouco mais de seus esforços (apesar de parecer que estava se forçando muito para cantar). A passagem de notas também fora controlada e sua nova técnica é perceptível, mais necessariamente em "Moments" e "HANABI".

Em relação a esse requisito temos que parabenizar a cantora pelos seu trabalho.

2. SETLIST

Como já havia mencionado, o setlist apresentado foi algo inesperado para muitos. Ao invés de focar em suas novas músicas, Ayu focou nas antigas, assim como fora na turnê deste ano em que comemorava os 15 anos de carreira. O mais inesperado ainda foi a exclusão do seu maior hit, Evolution. 

01. INSPIRE
02. Rule
03. Moments
04. TO BE
05. HANABI
06. Greatful days~Sunrise ~LOVE is ALL~Boys & Girls
07. You & Me
08. July 1st
Para um evento de verão, o setlist foi razoável, nada que já não fora apresentado nas outras edições do A-nation.

3. PERFORMANCE

Ayu estava bem animada nas performances "alegres".
Como uma artista performática, sinto que ela sempre transmite perfeitamente suas emoções para com a plateia. Quanto a esse requisito, não tenho mais nada para criticar.
Vale destacar as performances de "Moments", "HANABI" e "You & Me".

4. FIGURINOS

5 foi o total de looks que Hamasaki usou nesse evento. Todos (os dos dançarinos também) traziam um acessório já usado em outros shows.

A vestimenta do primeiro bloco (INSPIRE/Rule) foi o que mais chamou atenção, um estilo incomum em seus shows, no entanto, apesar do diferente, não caiu muito bem nela. O estilo "macacão colado" está em alta no mundo da moda, grandes artistas estão aderindo essa nova onda como Beyonce, Rihanna e recentemente Ayumi. É um tipo de traje pensado mais para quem é alta e magra, mas de acordo com o estilo desta, o macacão poderá se adequar, o que não aconteceu com Ayu. Ela aparentou estar mais "cheinha" nele (aliás, parece que ela ultimamente "pegou mais corpo"), sua estatura também não ajudou e muito menos esta bota.


O segundo figurino usado na musica "Moments" é um remake de um apresentado no CDL 09-10 com a mesma musica. O kimono parecia que a qualquer instante iria engolir Ayu, mas fora proposital, já que por de baixo dele, havia o próximo figurino.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaFViQqrxB_LLXrFOqq7NGGzgRIpd2JFn_ZEGOjMs98g0R_PldtZelk0Z9zevKEF98GqNbGo3pFhJRK1bMtD4Z-DxHgTZX4MlPB_cBpFEJtrN9tonScGMihFHuN2i8nl39vVWXpodOqg6P/s1600/s1ular.jpg

O terceiro, um vestido "tomara que caia" de várias camadas e bustier em lantejoula. Com o vento, o vestido fluía em movimentos suaves, entrando em ressonância com as baladas "TO BE" e "HANABI".


Como de costume, Ayu e seus dançarinos entram num trio que percorre a arena toda e cantando um medley Greatful days~Sunrise ~LOVE is ALL~ e o hino Boys & Girls . Ela se encontra em outro kimono, mas agora curto e rosa, similar no que foi usado no A-nation 2011.

http://img.photobucket.com/albums/v28/shazas_username/ayunationb13_zps58a518eb.jpg
O quinto e ultimo figurino traz Ayu num super short jeans curto e a camiseta personalizada do A-nation 2013 nas musicas "You & Me" e "July 1st". No final, ela acaba tirando e jogando para o publico sua camisa, ficando apenas com um top amarelo usado na turnê deste ano.


Tirando o "macacão colado" e o exagerado Kimono do segundo bloco, os figurinos ficaram apresentável para essa edição do A-nation.


5. APARÊNCIA

Desde do ano passado, Ayu adotou um look mais que exótico para se apresentar, exagerando no uso das lentes mel/verde, penteados que levam para o estilo meio praiano, com a testa sempre a mostra e por vezes, um pouco do bronzeamento artificial. Particularmente, não gosto desse estilo, ela fica muito estranha, deixando-a com aspecto de "acabada".
A-nation 2012
A-nation 2013




6. CONCLUSÃO

Com base no requisito VOZ do A-nation 2012, esse ultimo foi bem melhor. Não digo que foi o melhor de todos os A-nation, mas foi agradável, Ayumi conseguiu performar bem, sua voz estava estável, com ótimas notas e contagiou todos com sua alegria. Os pontos negativos que atribuo são no figurino "macacão colado" e sua "aparência exagerada".

Quem tiver a oportunidade de comparar a edição do ano passado com a deste ano, poderá perceber a diferença drástica de sua voz.

Nota: 7


(uma matéria feita por Rajma Tenchi)



  

Um comentário:

  1. Gostei desse a-nation mas achei o de 2012 muito melhor, a performance de entrada BRILLANTE foi muito mais elaborada que inspire....a ponte entre BRILLANTE e Evolution ficou algo inacreditavel, Theme of a-nation'03 com os tambores.....nao tem como comparar a 2012 com a 2013.

    ResponderExcluir

Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Consciência ao postar é uma educação que todos devemos ter.
Infelizmente a moderação teve que ser ativada por mal uso deste canal.
Aguardamos seu comentário.

Grato. Adm.