agosto 20, 2013

, ,

RAINBOW
Lançamento: 18 de Dezembro de 2002

00. RAINBOW
01. everlasting dream
02. WE WISH
03. Real me
04. Free & Easy
05. Heartplace
06. Over
07. HANABI
08. taskinillusion
09. everywhere nowhere
10. July 1st
11. Dolls
12. neverending dream
13. Voyage
14. Close to you
15. independent +

RAINBOW é o quinto álbum de estúdio lançado por Ayumi Hamasaki. Alcançou o 1º lugar na Oricon em sua primeira semana, e vendeu mais de 2 milhões de cópias. A cada álbum Ayu superava as expectativas de todos, os 3 singles que compõe o álbum,  "Free & Easy, H e Voyage" ultrapassaram a marca de 1 milhão e trouxeram novamente uma mudança musical.

Free & Easy foi o primeiro single dos três, lançado em 24 de Abril de 2002 junto com seu PV e um photobook que são interligados. Estreou em 1º lugar na Oricon e vendeu mais de 1 milhão de cópias. O single foi fruto de uma >polêmica< que envolveu tanto a cantora quanto a gravadora Avex Trax e trazia faixa título num tom mais dramático no estilo rockish.

 O segundo single "H" continha três faixas, "independent", "July 1st" e "HANABI" lançado em 24 de Julho de 2002, atingiu a marca de um milhão de cópias vendidas e nenhuma faixa contém vídeo clipes.  

O terceiro e último single, "Voyage" teve grande influência da música clássica, se tornando uma das baladas favoritas e mais elogiada pelos críticos da música, no entanto, é "HANABI", que se destaca como a maior faixa do Rainbow. É simples em sua composição, mas suas letras e o vocal de Hamasaki são tão comovente que provocam uma reação de tristeza genuína. Ela continua sendo uma das canções mais emocionante de Hamasaki e é normalmente acompanhada por lágrimas quando a mesma canta ao vivo.

Devemos destacar também as faixas "real me" que defende o feminismo "heartplace" com uma melodia única voltada para o rockish, "july 1st" e "independent" que são uma ótima combinação de músicas de verão.

Assim como o I Am..., o quinto álbum estava cheio de melodias produzidas por CREA ( pseudônimo de Ayumi) em parceria com DAI. Foi seu primeiro álbum a apresentar letras de musicas com pequenas frases em inglês, trouxe diversos estilos musicais que variavam entre rock, "summery", "up-tempo", "grand gothic" e novas técnicas como "coro gospel" e" gritos de plateia". 

Os temas de suas letras também eram variados: liberdade, direitos femininos e diversão. Além disso, Ayu estrelou numa curta-metragem, "Tsuki ni Shizumu", criado para ser o clipe do seu 28º single: "Voyage".

Para a promoção de Rainbow, uma faixa extra titulada 00. Para quem adquirisse o CD, receberia um código de acesso online para escutar a melodia. A partir dai, os fãs poderiam mandar uma letra de autoria própria para Ayu escolher e usá-la oficialmente, no entanto, ela acabou escrevendo a letra de Rainbow que estaria presente na sua próxima coletânea de "baladas" lançado em 2003, "A BALLADS". 

RAINBOW recebeu toda a campanha publicitária, várias músicas foram usadas em propagandas de TV, para promoção de produtos como a câmera LUMIX e outros produtos da Panasonic, a marca de cosméticos "Kose visée" e etc.

Percebemos que nesse álbum, há vários estilos musicais que se ramificam entre os estados de "melancolia" e "alegria". A partir desse principio, podemos atribuir a cada música, uma cor diferente, e que no final do álbum, todas as cores juntas formavam então um "arco-íris".
Curiosidades a +:

 1. A faixa de numero 15, "independent" vem com uma outra musica escondida no mesmo estilo, titulada como " +".

2. Para fazer a capa do álbum, Ayu posou realmente nua para o fotográfico e amigo Leslie Kee.

3. 8 é o total de música feita por CREA, sendo 5 em parceria com DAI.

[CREA+DAI]
Free & Easy
HANABI
July 1st 
Voyage
independent

[CREA]
Heartplace 
Dolls
Close to you





  

0 comentários:

Postar um comentário

Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Consciência ao postar é uma educação que todos devemos ter.
Infelizmente a moderação teve que ser ativada por mal uso deste canal.
Aguardamos seu comentário.

Grato. Adm.