agosto 31, 2013

, ,

Parabéns: FIVE!

Hoje, dia 31 de agosto, o segundo mini-álbum de Ayu completa 2 anos de lançamento! Sua estreia no Oricon obteve o 1º lugar e permaneceu assim por mais de 3 semanas, ganhando um certificado de Ouro pela RIAJ, por vender mais de 100 mil cópias. Foi vendido em três edições: "CD + DVD", "CD-Only" e um "CD limitado". A versão Blu-ray do mini-álbum foi lançado em 9 de novembro de 2011, este foi o primeiro álbum do mundo a ser lançado em Blu-ray!
Apesar de não ter nenhum single, todas as suas 5 faixas foram usadas em comerciais antes do lançamento.  A música "progress" por exemplo, é tema do jogo para PlayStation 3, Tales of Xillia, e "Why...", gravada em parceira com o cantor Juno, irmão de Junsu (JYJ), foi usada nas campanhas da agência de viagens Taiwanesa, a H.I.S.

Muitos se perguntam o porquê desse mini-álbum ser nomeado de FIVE. Seria só pelo fato de conter 5 faixas? Ou tinha algo há mais?
Na entrevista da revista Sweet, Hamasaki deu a entender que há uma palavra escondida no título, e "H ♡ PE" foi descoberto pelos seus fãs se reorganizassem o titulo! E mais, acreditam também que o título simboliza os 5 meses após o terremoto e tsunami que atingiu o Japão em março de 2011.

E assim, com o tema esperança, Ayu nos passa uma mensagem através de suas letras. Abrindo com "Progress" num estilo rock sinfônico, sem dúvida, se conecta com a tragédia de 2011 no Japão. Nos mostrando sua dor pessoal e angústia em um futuro de esperança para todos que compartilham.

Leve e alegre, a segunda faixa, "Another Song", em colaboração com o cantor Urata Naoya (AAA) traz pela primeira vez, Ayu no estilo R'n'B!

A terceira faixa, "Why...", tem um estilo entre o R'n'B e o pop-rock. É outra canção de colaboração, desta vez com o cantor Juno.

Faixa de numero 4, "Beloved" é mais outra balada com uma letra agradável. O seu vídeo clip pode está conectado também com a tragédia do Japão.

E por último, a quinta faixa, "BRILLANTE", que deixou muitos em euforia por usufruir de um estilo psicodélico. Sabemos que Ayu não se limita apenas num estilo musical, ela sempre está experimentando novidades e "brillante" é uma delas. Esta canção é a primeira a ser composta por recursos e vocais de fundo de Timóteo Wellard, que agora é um de seus "backvocals".
Com uma letra simples, a melodia é assombrosamente bela e cheia de arrependimento e remorso. Sim, a sensação que temos são essas, sem futuro, desespero, e o video clip só nos ajuda ainda mais a sentir isso.

Vale a pena ter esse mini-álbum que traz vários estilos musicais e colaborações inéditas com outros cantores. 

Progress (POWER of MUSIC 2011)


ANother Song (A-nation 2011)


Why... (POWER of MUSIC 2011)


Beloved (POWER of MUSIC 2011)


BRILLANTE (POWER of MUSIC 2011)


Video clipes online: ayutube

(agradecimento: hildred, musicaldialect, wikipedia)
  

2 comentários:

  1. OH! Amo tanto esse EP, progress é maravilhosa demais.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse mini album, todas as músicas são incríveis, sei que muitas pessoas criticaram e acharam bem fraquinho, mas eu amei~ não é a toa que ANother song é a música mais tocada aqui, de acordo com a minha lastfm hahahaha

    ResponderExcluir

Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Consciência ao postar é uma educação que todos devemos ter.
Infelizmente a moderação teve que ser ativada por mal uso deste canal.
Aguardamos seu comentário.

Grato. Adm.