janeiro 16, 2018

,

Do Fundo do Baú: Dia da Maioridade – Ayumi se torna adulta


No último dia 8 de janeiro foi celebrado no Japão o "Dia da Maioridade", sendo inclusive mencionado por Ayumi em postagem recente nas redes sociais. E aproveitando a data, dois fãs divulgaram scans de revistas antigas com declarações da cantora, nas quais ela conta detalhes de sua própria cerimônia de maioridade e até mostra algumas fotos.
O layout da página lembra um pouco o da revista ViVi e até pensamos que fosse, mas descobrimos se tratar da famosa GiRLPOP (revista bimestral que sempre deu grande destaque ao trabalho das cantoras, compositoras e grupos femininos, tornando-se a principal publicação sobre o cenário musical japonês). Descobrimos também que os trechos são de duas edições seguidas da revista: uma de março e outra de maio de 1999.
E além da cerimônia, Ayumi também falou um pouquinho sobre o "novo" single "LOVE~Destiny~", lançado em abril daquele ano.

Dia da Maioridade?!
O Japão é um país com muitas peculiaridades em sua cultura, o que pode ser visto nos costumes do dia-a-dia, na culinária, na escrita e até no calendário. Além de meses com nomes que refletem as tradições do país e alguns feriados prolongados com até uma semana de duração, o calendário japonês também tem datas comemorativas bem específicas. Temos, por exemplo, o Dia do Mar, o Dia do Equinócio de Primavera, o Dia do Respeito aos Idosos, o Dia dos Esportes e o Dia da Maioridade.
Este último acontece sempre na 2ª segunda-feira do mês de janeiro e homenageia quem completa 20 anos de idade no período entre 2 de abril do ano anterior e 1º de abril do ano vigente, atingindo então a maioridade. Neste dia, os "novos adultos" comparecem a cerimônias em trajes tradicionais, visitam templos e depois se divertem em festas com os amigos.
Nascida em outubro de 1978, Ayumi se tornou "oficialmente adulta" em janeiro de 1999 e contou alguns detalhes de como foi aquele dia.

"Ayu Aqui E Agora"
Mesmo com menos de um ano de carreira, nossa futura diva já era bastante popular entre as japonesas. Prova disso é que um mês após o lançamento de "poker face", a GiRLPOP publicou uma nota (que foi reproduzida na imagem abaixo) dizendo: "Ayumi Hamasaki, a estreante que promete chamar as atenções em 1998. Seu primeiro single, lançado em 8 de abril, mostra apenas uma fração de seu enorme carisma. Não há dúvidas de que uma nova lenda está para nascer". Gente, isso foi profético!! Hahaha!


E a partir da edição seguinte, a revista lhe deu uma coluna fixa de página inteira para falar sobre seu dia-a-dia e assuntos de seu interesse. Alguém aí se lembrou do "Deji Deji Nikki", publicado mensalmente na ViVi até o ano passado?
Na estreia, em julho de 1998, Ayumi escreveu:

"Todos vocês estão aqui, então Ayu também vai estar.
Para mim, o objetivo maior é chegar ao fim do dia e poder pensar 'oh, que dia maravilhoso eu tive hoje'. Acho que valorizar o seu dia é saber tornar 'o momento' algo especial. A partir de agora, vou estar sempre aqui com vocês, por isso o quadro se chamará 'Ayu Aqui E Agora'...".

Hoje a GiRLPOP é publicada quatro vezes ao ano, mas nessa época era bimestral e deu destaque aos cinco primeiros singles de Ayumi, que (coincidência ou não) também foram lançados a cada dois meses. Até que em março de 1999, com mais de um milhão de cópias vendidas do álbum de estreia "A Song for XX" e já "adulta", Ayumi foi a garota da capa e fez sua primeira postagem sobre o "Dia da Maioridade".

Aos 20 anos, Ayumi é capa da GiRLPOP pela primeira vez. A chamada diz: "Ayumi Hamasaki e seu álbum 'A Song for XX' conquistam sua primeira capa nesta edição, que traz uma matéria especial de 14 páginas com entrevista e muitas fotos".

Não temos a imagem da página, mas estes foram o texto e a foto postados no "Ayu Aqui E Agora":


< Sobre o quimono para a cerimônia >
Estou de volta a Fukuoka, a cidade onde nasci. E o motivo é a minha cerimônia de maioridade! Nunca sequer sonhei que um dia voltaria aqui para isso, mas fiquei muito feliz. E depois fiquei preocupada (?).
Amanhã será o tão aguardado dia em que me tornarei adulta. Inclusive trouxe meu quimono de Tóquio e isso não foi fácil, porque ele é bem volumoso e pesado. O problema é que, de acordo com a previsão meteorológica, amanhã vai CHOVER em Fukuoka. Vai chover??!! Eu vim para minha cidade querendo um dia de sol! Será que os meteorologistas não poderiam verificar novamente, só para confirmar?
"A lenda de Ayumi Hamasaki, a Mulher da Chuva"(*). Acho que voltei à minha cidade para que caísse uma tempestade. E é horrível usar quimono em dia de chuva. Além disso, como faz muito tempo que não visto, me pergunto se vou conseguir andar direitinho, dando aquelas passadas curtas. Estou preocupada. E para piorar, o que vou fazer para arrumar este meu cabelo de "Chibi Maruko-chan"(**)?!
Argh! Acho que não nasci para esse negócio de quimonos. Vocês também acham, não é? Hahaha! Podem rir...
Na próxima edição, podíamos mostrar uma foto horrorosa da minha cerimônia. Que tal? Dependendo do resultado, pode ser que mudem de ideia, mas nunca se sabe...
Agora falando sério, daqui a pouco é hora de eu ir ao aeroporto. Vou recepcionar meu agente, que está vindo de Tóquio para fazermos um trabalho na minha cidade~!
Espere aí... Significa que voltar a Fukuoka para a cerimônia de maioridade fazia parte da minha agenda de trabalho?
Ah, tanto faz... Hahaha!

(*) A "Mulher da Chuva" é uma personagem do folclore oriental cuja presença atraía a chuva por onde passava.
(**) Protagonista do mangá/anime de mesmo nome. Achávamos que a personagem tivesse um cabelo horrível, mas é até bonitinho... O que você quis dizer com essa comparação, Ayumi? Hahaha!

Na edição seguinte, a GiRLPOP publicou um artigo sobre o recém-lançado "ayu-mi-x"; e em sua coluna, Ayumi deu continuidade ao assunto do número anterior.

Capa da edição de maio de 1999, com destaques para Ami Suzuki, MAX e SPEED.

Scan da página: reparem como o visual é parecido com o do "Deji Deji Nikki"!


Se tivesse que definir o dia 15 de janeiro(*) em poucas palavras, diria que foi uma guerra, uma batalha...
"Ayu Aqui E Agora" – Capítulo 6(**) – por Ayumi Hamasaki.
Hoje trazemos mais uma edição da série que acompanha o dia-a-dia de Ayu, que está prestes a completar seu primeiro aniversário de carreira. Hoje, conforme anunciado na edição anterior, mostraremos fotos suas de quimono durante a cerimônia de maioridade!

(*) Somente a partir do ano 2000 a celebração passou a acontecer na 2ª segunda-feira de janeiro. Na época desta revista a data era fixa, em 15 de janeiro.
(**) A série durou apenas 10 capítulos.

      

< Em traje de gala por tão pouco tempo >
Como prometi na edição anterior, vou começar falando sobre a cerimônia.
Resumidamente, fiquei em pânico e acabei deixando o local! Embora possa ter causado um problema para as pessoas que foram assistir à cerimônia, a verdade é que eu estava bem chateada. Pensando bem, dá para rir daquela situação. Logo cedo, todo mundo foi ao salão de beleza arrumar os cabelos e teve o trabalho de se vestir a rigor, entusiasmados com a ocasião. Para no fim das contas, eu desaparecer de lá em menos de 5 minutos. E a maquiagem estava grudenta, ficou um horror.
Mas enfim, como sou do tipo que vê o lado bom de tudo, foi muito legal saber que amigos e outros jovens que, como eu, também abandonaram a escola ficaram felizes em me ver. Isso me deixou bem sem jeito.
Se tivesse que definir o dia 15 de janeiro em poucas palavras, diria que foi uma guerra, uma batalha. Sendo assim, esta foto mostra o meu período de paz antes que a batalha começasse. Tem mais fotos que tirei desde que voltei à cidade, mas não posso mostrar de jeito nenhum, ou não vou mais poder sair na rua... Não, estou brincando.
Talvez tenha exagerado um pouquinho, mas apesar de tudo que houve, Fukuoka é demais!! YEAH!!

< A música nova é do tipo "pague uma e leve duas"?! >
Hoje faremos as fotos para a capa do meu 7º single, que aliás, será um pouquinho diferente dos anteriores. Até porque lembra o que fizemos em "WHATEVER"; a diferença é que ao invés de uma música com dois arranjos diferentes, teremos duas letras diferentes com a mesma melodia.(*)
Além disso, teremos mais surpresas: uma das letras foi composta por Tsunku-san!(**) Acho que todos ficaram surpresos ao saber disso, mas sendo bem sincera, quem ficou mais surpresa foi eu. Obviamente que o resultado ficou bem diferente, em muitos sentidos.
E como teremos várias novidades neste single, aqui vai mais uma: como queria muito fazer algo diferente na capa, pela primeira vez decidimos incluir uma segunda pessoa junto comigo. Fiquem ligados~♡

(*) No total, "LOVE~Destiny~" tem 3 versões diferentes: a balada que vemos no pv (com letra de Ayumi e arranjo de Tsunku), a versão dance "LOVE~since1999~" (na qual Tsunku compôs a letra e fez dueto com Ayumi) e uma versão da primeira com nova letra e arranjo chamada "LOVE~refrain~", que está no álbum "LOVEppears".
(**) Tsunku (nome artístico de Mitsuo Terada) é um famoso produtor musical e um dos mais bem-sucedidos letristas do Japão. Além de ter sido vocalista do grupo de rock Sharam Q, é mais conhecido por produzir e compor músicas para idols do "Hello Project".

      
Capa e contracapa do single.


Vício da Ayu – "vintage (brechós)"
Até pouco tempo atrás eu era da tribo do jersey, mas ultimamente estou viciada em brechós. No momento, só tenho três jaquetas e calças jeans, mas a ideia é mudar meu guarda-roupa. O problema dos brechós é que a aparência nem sempre condiz com os preços. Outro dia levei um susto quando peguei algumas peças que me interessavam e levei ao caixa!! Quase perguntei "tem algo errado aí, não tem?". Roupas usadas são uma grande tendência, mas por que aparentam estar cada vez mais sujas? Ayu.


Nossos agradecimentos aos fãs 'Yuri♡TA' e 'miku' por terem disponibilizado o scan e os textos no Twitter!
  

Um comentário:

  1. Me pergunto como seria a Ayu com seus 40 anos se ela nunca tivesse feito plásticas? Japoneses demoram pra envelhecer, se são ricos então não envelhecem nunca.

    Sim, ela fez 40 em outubro desse ano e se ela parece uma idol de 15 aninhos, é porque infelizmente a Ayu se enche de photoshop até nas redes sociais, pois quando você a vê cantando na TV, percebe que ela envelheceu como todo ser humano normal, além de ter engordado um pouco. Mas apesar disso ela continua bonita e não parece uma tia de 40 anos.

    ResponderExcluir

Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Consciência ao postar é uma educação que todos devemos ter.
Infelizmente a moderação teve que ser ativada por mal uso deste canal.
Aguardamos seu comentário.

Grato. Adm.